O PIB 2023 fechou com crescimento de 2,9%, totalizando R$ 10,9 trilhões. Muito influenciado pela Agropecuária, que cresceu 15,1%, e registrou alta recorde para o setor.
Para Sergio Rocha, fundador e CEO da Agrotools, ecossistema de soluções digitais, tecnologia e inteligência para o agronegócio, esse desempenho foi muito impulsionado pela virada tecnológica do setor, o famoso Agro 5.0. “O avanço do setor no Brasil pode ser relacionado ao uso de tecnologia e de dados. As empresas estão recorrendo a ferramentas tecnológicas para oferecer os serviços e produtos de forma mais limpa e em consonância com a sustentabilidade, indo desde o crédito, como na compra de matéria-prima e venda de insumos”, afirma.
Rocha reforça que as ferramentas tecnológicas não estão apenas relacionadas ao maquinário utilizado na plantação e na colheita. O sistema de dados facilita o acesso a informações e é cada vez mais indispensável, seja para potencializar a produtividade, como também para garantir um agronegócio ainda mais sustentável.
AGROAA“Sensores, sistemas de informação geográfica (SIG), drones, robótica e inteligência artificial, são algumas das ferramentas que auxiliam no monitoramento e gerenciamento das operações agrícolas. Essas inovações também permitem que os agricultores monitorem de perto a qualidade e a quantidade de produção, evitando desperdícios e antecipando riscos e perdas nas lavouras”, explica o executivo.