agro

Agropalma celebra Patrícia Medici, referência mundial em conservação, e reafirma seu compromisso com a valorização das mulheres

Coordenadora da INCAB (Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira) e pesquisadora do IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas) é uma das 5 mulheres do mundo e única brasileira premiada por ONG que empodera a atuação feminina visionária ao redor do mundo

 A Agropalma, maior produtora de óleo de palma sustentável das Américas, prestigia a conquista de Patrícia Medici, coordenadora da INCAB (Iniciativa Nacional para a Conservação da Anta Brasileira) e pesquisadora do IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas), que acaba de ser reconhecida como uma das cinco mulheres do mundo e a única brasileira a receber o Women of Discovery Award 2024, premiação da WINGS WorldQuest – organização norte-americana sem fins lucrativos que financia e potencializa a atuação de mulheres visionárias no mundo da exploração científica, pesquisa e conservação da natureza.

Para Medici, a conquista desse prêmio é um marco para o avanço das pesquisas com antas e a conservação da espécie no Brasil e no mundo. O apoio da Agropalma à INCAB e o reconhecimento internacional ressaltam a relevância da preservação de espécies-chave nos ecossistemas e a valorização do papel das mulheres cientistas na ciência ambiental.

“A Agropalma é um parceiro crítico para esse projeto. Suas reservas e plantios são extremamente importantes para entender como os animais se deslocam. O suporte e o apoio da empresa são fundamentais para a pesquisa e sua logística, tornando possível a realização do nosso trabalho. É um grande aprendizado contarmos com a sua colaboração neste mundo da conservação”, afirma Medici.

Parcerias para preservação da biodiversidade

A Agropalma mantém 64 mil hectares de reservas florestais na Amazônia e estabelece parcerias para a preservação da biodiversidade. Uma delas foi firmada com o Programa Anta Amazônia, idealizado pelo IPÊ e realizado por meio da equipe da INCAB. Maior mamífero terrestre brasileiro, a anta é conhecida como a “jardineira das florestas” por ser um importante agente dispersor de sementes, contribuindo para a manutenção da biodiversidade.

Por meio do apoio à INCAB, criada em 1996 pela bióloga e conservacionista Patrícia Medici e liderada pelo IPÊ, a Agropalma reforça seu compromisso com a proteção de espécies essenciais, como a anta, para a saúde dos ecossistemas brasileiros. Nos últimos anos, a equipe do Instituto identificou nas reservas da companhia a presença desses animais, que desempenham um papel ecológico crucial nos ecossistemas locais, principalmente por conta da dispersão de sementes grandes por toda a floresta. Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), a anta é considerada ameaçada devido à caça e à perda de seu habitat.

 

Sair da versão mobile