Após lançar oficina de desenho e pintura presencialmente no Espaço Cultural Renato Russo, artista brasiliense Mathê Avellar lança exposição autoral no local
Aulas da artista estão disponíveis no seu canal no YouTube: youtube.com. Gratuito.
Promover a possibilidade de contato com as Artes Visuais, com a dança, com a arte que cura, ainda mais em momento pós-pandêmico, é a intenção da artista e professora brasiliense Mathê Avellar (23). Com o patrocínio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal por meio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF), a multiartista que lançou oficinas presencias no Espaço Cultural Renato Russo (508 sul) e aulas de pintura e desenho já disponíveis em seu canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCMc0Jiyg_C1qQfqNWlO3PZg irá, agora, estrear uma exposição autoral. A mostra nomeada Palcos mostrará recortes do seu trabalho em torno das Artes Visuais. Em cartaz de 21 de maio a 19 de junho na sala Aquário do Espaço Cultural Renato Russo. Visitação de terça a sexta-feira, das 10h às 20h. Aos sábados e domingos, das 12h às 20h. Gratuito. Livre para todos os públicos.
Em Palcos, Avellar convida o público a pousar o olhar sobre uma espécie de arqueologia do movimento em suas pinturas/ performances. Sua arte surge como consequência de suas próprias experimentações gestuais advindas da dança, outro campo de atividade a que se dedica.
“Nesta exposição, a tela torna- se palco da minha poética corporal que se lança no espaço compositivo registrando rastros de movimentos, fragmentos de gestualidades”, adianta a artista que usa como ferramenta compositiva o improviso tanto no corpo livre, quanto nos registros pictóricos de sua trajetória no espaço.
Segundo Mathê, a ideia é deixar marcas no choque entre sua própria pele, nos seus pés e mãos encharcados de tinta e na superfície do tecido de suas telas.Com referência ao “dripping” (gotejamento) do americano Jackson Pollock – expoente do Expressionismo Abstrato- , ela revela sua própria versão de Action Painting e ainda dialoga com a artista norte-americana Trisha Brown, coreógrafa e bailarina conhecida por explorar as Artes Visuais em suas obras de dança contemporânea.
“Trisha é famosa pela utilização do próprio corpo como meio para a pintura que, depois, lhe serviu também como elemento cênico para as suas peças. E na minha exposição eu trago esta abstração onde os rastros dos movimentos se tornam visíveis por meio de manchas e linhas. A ideia é trazer à visibilidade o que é invisível”, explica. A curadoria de Palcos é assinada por Aloísio Lima e a exposição faz parte do projeto autoral MATHE ARTE, patrocinado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal por meio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF).
Mathê Avellar – A diretora e Arte Educadora se conectou com as artes visuais como forma de expressão na adolescência, aos 12 anos, e depois disso continuou os estudos até a graduação em Artes Visuais na Universidade de Brasília. Trabalha como ilustradora, grafiteira, além de professora. Atualmente, sentiu necessidade de transmitir os conhecimentos para que outras pessoas, principalmente as mais vulneráveis, pudessem ter a oportunidade de ter vivência e contato com técnicas de desenho e pintura.
“Através da arte é possível expressar sentimentos, medos e frustrações. Ao pintar uma tela, uma folha ou até mesmo uma parede, a arte está ampliando a relação do ser humano com o mundo de forma espontânea”, coloca.
Serviço: Após lançar oficina de desenho e pintura presencialmente no Espaço Cultural Renato Russo, artista brasiliense Mathê Avellar lança exposição autoral no local
Exposição Palcos – Data: De 21 de maio a 19 de junho
Local: SALA AQUÁRIO – 2º ANDAR – Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul)
Visitação:
De terça a sexta, das 10h às 20h
Sábado e Domingo, das 12h às 20h
Classificação livre.
Oficinas on-line gratuitas: https://www.youtube.com/channel/UCMc0Jiyg_C1qQfqNWlO3PZg