As cartas do doutor Sobral Pinto para Carlos Lacerda
Rio de janeiro

As cartas do doutor Sobral Pinto para Carlos Lacerda

As cartas do doutor Sobral Pinto para Carlos Lacerda.

Convidado pelo advogado Carlos Sobral Pinto, a integrar o Conselho Sobral Pinto, o ex-deputado Mauro Magalhães – responsável por parte do acervo de Carlos Lacerda, cedido à Sociedade de Amigos de Carlos Lacerda – entregou ao neto do grande jurista cópias das cartas que ele escreveu ao político udenista, nos anos 50.

Doutor Sobral defendeu Lacerda em vários processos. Em uma das cartas, o advogado (que faria 127 anos esse mês) disse ao então jornalista do jornal A Tribuna da Imprensa que ele havia sido absolvido do processo que lhe moveu o general Ângelo Mendes de Morais, ex-prefeito do antigo Distrito Federal (quando Rio de Janeiro era a capital federal) .
Inimigos, Lacerda e Mendes de Morais (que trabalhou com Getúlio Vargas, como chefe da administração do Exército, depois que deixou o cargo de prefeito do Distrito Federal, em 1952), brigaram até o final do governo getulista.

As cartas do doutor Sobral Pinto para Carlos Lacerda.
uma das cartas de Sobral Pinto enviada a Carlos Lacerda

Além de Mauro Magalhães, vão integrar o Conselho Sobral Pinto o ex-ministro e ex-senador Bernardo Cabral, Rita Cortez, presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros, o jornalista Gilberto Amaral, Noca da Portela, Mestre Penha, de o Simpatia é quase Amor, o sanitarista Eduardo Costa, entre outros.