Associação Brasileira de Sommeliers do RS leva conhecimento de ponta para a Wine South America 2025
Eventos

Associação Brasileira de Sommeliers do RS leva conhecimento de ponta para a Wine South America 2025

Espaço Masterclass foca na capacitação de profissionais para fortalecer o mercado e aprimorar a experiência do consumidor

A qualificação de profissionais é fundamental para fortalecer o mercado vitivinícola e melhorar cada vez mais a experiência do consumidor. Pensando nisso, a 5ª edição da Wine South America traz mais uma vez o Espaço Masterclass, iniciativa com curadoria da Associação Brasileira de Sommeliers do Rio Grande do Sul (ABS-RS). Durante os três dias do evento, especialistas do setor compartilharão conhecimentos sobre diversos temas que estão em alta no universo dos vinhos. A Wine South America, que é uma das principais feiras de negócios do setor na América Latina, acontece de 6 a 8 de maio em Bento Gonçalves. 

Com uma proposta focada na qualificação de ponta, a programação do Espaço Masterclass busca aprofundar temas relevantes para o setor, com destaque especial para aqueles que impactam diretamente na comercialização dos produtos. “Nosso objetivo é abordar os temas mais interessantes para o público em geral, mas com um aprofundamento diferenciado, trazendo mais qualificação sobre conteúdos inerentes ao setor do vinho.  A ideia é capacitar aqueles que estão na linha de frente da comercialização, proporcionando uma ponta mais qualificada para apresentar o produto ao consumidor”, explica a presidente e professora da ABS-RS, Caroline Dani.

A ABS-RS se consolidou como uma das principais instituições formadoras de sommeliers do Brasil, sendo atualmente a maior em números de profissionais capacitados, informa Caroline. O Rio Grande do Sul também é o estado de maior relevância econômica e produtiva para o setor vitivinícola brasileiro, já que concentra as maiores produções de uva e vinho do país.

“Diante desse cenário, viemos trabalhando ao longo dos anos para trazer esse protagonismo também para o sommelier e para a ponta do mercado. Não adianta termos um produto de excelente qualidade se não soubermos comunicá-lo adequadamente ao consumidor. Nosso foco é a qualificação desse sommelier, desse vendedor, para que o consumidor brasileiro tenha acesso a informações relevantes e compreenda o valor do que está adquirindo. E a WSA é o lugar ideal para isso acontecer, já que na feira temos produtores do mundo todo, além dos melhores compradores do setor”, avalia a presidente da entidade.

Entre os temas abordados nas masterclasses desta edição estão assuntos envolvendo as novas regiões produtoras de vinho no Brasil, como a influência do terroir do cerrado nos vinhos goianos e da altitude nos rótulos catarinenses. Tópicos do Rio Grande do Sul também estarão em pauta, como o perfil das uvas da Campanha Gaúcha, os ícones do Vale dos Vinhedos e a nova cara do polo vitivinícola de Caxias do Sul. Temas envolvendo ainda rótulos internacionais poderão ser conferidos, como a masterclass sobre os sabores de Lisboa e os chamados “vinhos de fogo” provenientes dos terroirs vulcânicos da Itália. (Veja programação completa abaixo)

Outro destaque da programação será a discussão sobre a influência do tempo de autólise nos espumantes, tema fundamental para entender o valor agregado desses produtos. “Muitas vezes, o consumidor não compreende por que um espumante com maior tempo de autólise custa mais caro e quais são as diferenças sensoriais que isso proporciona. Nosso objetivo é capacitar os profissionais que vendem esses produtos para que possam comunicar essas diferenças de forma clara e eficaz, já que quando a gente qualifica a venda, conseguimos agregar valor ao rótulo”, explica Caroline, que ministrará essa masterclass.

A WSA é destinada ao público profissional do universo do vinho. Em três dias, a feira deve promover mais de 2 mil reuniões de negócios, confirmando a vocação de reunir compradores qualificados e também de ser uma plataforma de relacionamento e vendas entre o mundo do vinho e a América Latina. O Espaço Masterclass reforça ainda a missão da feira de não apenas promover a comercialização de vinhos, mas também de qualificar toda a cadeia envolvida, tornando o mercado cada vez mais preparado para atender as demandas do consumidor moderno. Todas as informações da WSA podem ser conferidas no www.winesa.com.br.

Fotos: Vagão Filmes