O governo brasileiro condena, nos mais fortes termos, o ataque contra comboio do Programa Mundial de Alimentos (PMA) ocorrido hoje nas imediações da cidade de Goma, na República Democrática do Congo (RDC). O atentado resultou na morte do embaixador italiano na RDC, Luca Attanasio, do policial militar italiano que o escoltava e do funcionário congolês do PMA que conduzia o veículo.
Ao expressar suas condolências e sua solidariedade aos familiares e amigos das vítimas, ao governo e ao povo da República Italiana e da República Democrática do Congo, o Brasil reitera seu firme repúdio a todo e qualquer ataque dessa natureza, independentemente de sua motivação, e reafirma seu apoio ao trabalho da Missão da Organização das Nações Unidas para a Estabilização na República Democrática do Congo (MONUSCO) e aos esforços da comunidade internacional em favor da estabilização e da paz no leste daquele país.
[Nota publicada em: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-a-imprensa/ataque-contra-comboio-do-programa-mundial-de-alimentos-na-republica-democratica-do-congo]