Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, shopping preparou uma ampla programação gratuita com oficinas, palestras e exposições
A programação especial do Conjunto Nacional para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente começou no último sábado e segue até o dia 05 de junho, quarta-feira. A ampla programação inclui oficinas, palestras e exposições, em um charmoso espeço especialmente montado para o evento#CNBSUSTENTÁVEL, no 2º Piso (Ala Norte). Toda a programação é gratuita e o evento conta com a curadoria da Limonada Project.Entre os temas, estão a reutilização do lixo, cuidados pessoais, cosméticos naturais, apicultura e mundo vegano, entre outros. Durante o período, a Associação #ocupeolago promove quatro exposições, que podem ser visitadas no horário de funcionamento do shopping, das 9h às 11h.
O objetivo da ação #CNBSUSTENTAVEL é chamar a atenção para a importância de se adotar atitudes ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e uma vida mais saudável, para um futuro positivo e sustentável. “O Conjunto Nacional já nasceu com a vocação de responsabilidade ambiental. Todo seu projeto piloto foi elaborado com o intuito de disponibilizar aos clientes um ambiente sustentável. Na área comum, por exemplo, não temos ar condicionado, a ventilação é natural, beneficiando o espaço aberto”, destacou Cláudia Durães, gerente de Marketing do shopping.
Outra boa prática do shopping é o programa interno de reutilização de água proveniente do sistema de ar condicionado das lojas, uma sugestão de um colaborador, adotada pelo shopping. “Cerca de 400 mil litros de água foram reutilizadas para lavagem dos pisos, só no ano passado”, contou Júlio Cézar Diebe, gerente de Operações do Conjunto Nacional. Em 2018, outras ações de sustentabilidade foram abraças pelo shopping, que contabilizou a reciclagem de 20 mil litros de óleo de cozinha para a produção de detergentes; de 3,3 mil lâmpadas descontaminadas e descartadas corretamente; a utilização de água de reuso, proveniente do tratamento do esgoto, nos banheiros em vasos e mictórios; a instalação de lixeiras seletivas no mall e na Praça de Alimentação; além de 270 toneladas de resíduos reciclados.
“Em locais como a Praça de Alimentação, optamos por instalar um sistema desenvolvido em parceria com a UnB que reutiliza a própria água do equipamento para resfriar o ambiente. Nos banheiros, utilizamos secadores de mãos com consumo baixíssimo de energia elétrica, também para a redução do uso de papéis. Utilizamos, ainda, aparelhos de ozônio, para limpeza do ambiente, que além de mais seguro para a saúde, diminui o uso de produtos químicos”, disse Júlio.
Recentemente, o Conjunto Nacional colocou à disposição dos clientes, gratuitamente, três vagas exclusivas para carros elétricos, equipadas com dois carregadores semirrápidos de 80KWH. O shopping também inaugurou um Ecoponto, no 1º piso, com entradas específicas para a correta coleta de sete tipos de materiais recicláveis, como cápsulas de café, papéis, garrafas pet, latinhas de alumínio, lixo eletrônico, pilhas e baterias, que são recolhidos pela equipe do shopping, para que passem por tratamento adequado.
Programação #CNBSUSTENTAVEL
– Dia 4 de junho – terça-feira
15h – TALK – Upcyling, Reúso e Desing – com Soneto Studio Design
17h – OFICINA – Acorde para Vida – Faça você mesmo: hidratante labial, esfoliante e máscara facial Coletivo Sabiê
19h – TALK – Tenho intolerância, e agora? – Chef. Gaspar Lima (NutriBakery)
19h – TALK – Mundo Vegano – Iniciação – Luana Ponto
– Dia 5 de junho – quarta-feira
17h – OFICINA – Medicina Natural – Faça você – Coletivo Sabiê
19h – TALK – Tudo sobre a apicultura – Salve as abelhas – Zé e Marquezine (Amigo das Abelhas)
20h – RODA DE CONVERSA – Brasília + Sustentável – Projetos Possíveis e Empreendedorismo do Bem – Thamires Santiago (Sunday Slices), Deise Lima (Grand Cru e café com Feira), Gioconda Caputo, Carmem Moretzsohn (Slow Filme) e Gracilene Bessa (Limonada Projec & Pé de Lima) Carol Monteiro (ao desapego)
De 1 a 5 de junho
Exposição – Obras do Artista Plástico Junai, criadas a partir de resíduos sólidos; Exposição – Museu do Lixo do SLU. Vários artefatos encontrados durante a coleta; Exposição – Exposição de fotografia OCUPE O LAGO