O lançamento será em um jantar harmonizado com uma sequência de sete vinhos premium da Viña Marty
À convite da Del Maipo, o enólogo francês Pascal Marty, nome de peso no mercado global de vinhos, lançará um varietal Cabernet Sauvignon elaborado com leveduras japonesas de saquê e fermentado a baixíssima temperatura. O lançamento será no dia 1 de fevereiro, às 20h, no Dom Francisco da Asbac, em uma avant-première exclusiva para Brasília. A noite terá um jantar harmonizado com uma sequência de sete vinhos premium da Viña Marty, situada no Chile.
A bebida ainda não tem rótulo nem nome. O lançamento oficial com o rótulo e nome será no Japão em meados deste ano e somente em outubro será lançado em Brasília.
Confira, abaixo, o menu, assinado por Francisco Ansiliero, que custa R$180 por pessoa e deve ser pago antecipadamente via transferência para a conta 425557-7 / agência 0452-9 Dom Francisco Ltda:
- Welcome Drink: branco Viña Marty
Servido com Isca de picanha de tilápia empanada e molho tártaro – Em coquetel volante
- Avant Première do vinho Fermentado com Leveduras de saquê em baixas temperaturas
- Viña Marty Chardonnay
- Love Branco
Prato de Harmonização para os três vinhos de entrada: Salada Mare e Monte – legumes grelhados, frutos do mar e os cogumelos especiais que foram introduzidos na gastronomia pelos índios Ianomâmi.
- Pirca Syrah Gran Reserva
Prato de Harmonização: Nhoque ao Burro e Sálvia
- Corazón de Indio
Prato de harmonização: Chorizo de Black Angus com farofa de ovos
- SER Syrah
Prato de Harmonização: Carré de Cordeiro com cremolata de menta acompanhado de batata sauté.
Inclui Sobremesa, água e café.
Conheça a história do vinho com leveduras japonesas
Apaixonado pela cultura japonesa, Pascal Marty se encantou pelo saquê, uma bebida que tem desempenhado um papel central a centenas de anos no Japão. Da convivência com os japoneses, aprendeu as sutilezas da produção da bebida, que, em muitos pontos, assemelham-se à produção do vinho, porém, sendo o arroz a matéria prima de fabricação.
As leveduras são selecionadas naturalmente através dos séculos por Mestres de Produção. Elas fermentam em temperaturas muito baixas, chegando a 0°C. Pascal conta que sempre sonhou em fermentar um vinho em baixas temperaturas. Os brancos, em geral, são fermentados a cerca de 10°C a 12°C, mas rapidamente é necessário elevar a temperatura, já que as leveduras do vinho não resistem a baixas temperaturas. À medida que a temperatura da fermentação aumenta, os aromas gerados no vinho ficam menos finos e elegantes, e muitos acabam se perdendo.
A concretização do sonho de produzir o vinho em baixa temperatura surgiu graças ao importador de Pascal Marty no Japão, que é um Mestre de Produção de Saquê, e o aproximou dos grandes produtores locais. Pascal foi então convidado a ingressar como membro da Sake Producer Association, renomada associação japonesa que integra os maiores produtores de saquê. Marty tem a honra de ser o único membro ocidental a fazer parte dessa prestigiosa associação e, por esse motivo, tem acesso ao catálogo de leveduras que são desenvolvidas pela instituição.
E o vinho nasce
Finalmente em 2018, Marty consegue importar um lote das leveduras para o Chile, onde possui sua vinícola, a Vinã Marty, iniciando o primeiro teste. “Nós fermentamos um mosto de Sauvignon Blanc da vinha de Leyda. Uma uva muito aromática e característica dos grandes vinhos desta variedade no Chile. O mosto fermentou entre 5°C e 7°C, muito lentamente, o que permitiu gerar um vinho com muito volume de boca e aromas bem concentrados, já que estes não escaparam, gerando muitos ácidos graxos”, explicou.
As leveduras trouxeram ao vinho algumas características florais encontradas nos saquês, ressaltando o sutil aroma de rosas. Portanto, trata-se de um vinho muito diferente daqueles já conhecidos. Um vinho totalmente natural, portando aromas suaves, delicados e elegantes. “Um vinho que lembra a pureza original”, ressalta Pascal Marty diante de sua mais recente criação.
Serviço:
Jantar Harmonizado no Dom Francisco da Asbac com o enólogo Pascal Marty Valor: R$180 por pessoa – Para garantir vaga para a degustação, o pagamento deverá ser antecipado com deposito em conta corrente. CC: 425557-7 / agência 0452-9 – Dom Francisco Ltda – Banco do Brasil
Mais informações: Del Maipo – (61) 3363-8779
Local: Restaurante Dom Francisco (Asbac)
Data: 01 de fevereiro de 2019
Horário: 20h
Dom Francisco Asbac (SCES, Trecho 2, Conjunto 31, parte, Asbac/ 3226 2005 / 3224 – 8429 / 3224 5679)
Horário de funcionamento: Segunda a quinta de 12h a 0h, sextas e sábados de 12h a 1h e domingo de 12h as 17h
Salão reservado para eventos
Facilidade para cadeirantes
Aceita cartões Visa, Mastercard e American Express