Dermatologistas e tricologistas da Clínica Sanabria dão dicas de cuidados e tratamentos para a estação outono-inverno
Temperaturas em baixa e água do chuveiro em alta. A água quente é uma grande inimiga da pele e dos cabelos na estação outono-inverno. O médico dermatologista Baltazar Sanabria, especialista em tricologia e saúde dos fios, membro titular da American Hair Research Society, da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Restauração Capilar, alerta para os cuidados com os cabelos para minimizar o ressecamento, o frizz e a queda de cabelo nessa temporada.
“A água quente desencadeia uma série de problemas nos cabelos. A temperatura elevada retira nutrientes e a proteção natural do couro cabeludo, deixando a raiz mais oleosa, propensa a caspa e seborreia e o comprimento e pontas, mais ressecadas”, adverte o dermatologista Baltazar Sanabria, CEO da rede Sanabria, especializada em saúde e transplante capilar. É difícil, mas banhos escaldantes fragilizam a pele e os cabelos. O ideal, ressalta o médico, é tomar um banho morno, em torno de 36 graus, o que equivale à temperatura do corpo humano. E, para quem aguentar, banho frio mesmo. Máscaras nutritivas e leave in garantem os cuidados das madeixas no outono.
O mesmo vale para a pele e até para as sobrancelhas. Segundo a dermatologista Amanda Rodrigues, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e expert em transplante de sobrancelhas, banhos quentes e demorados (acima de 5 minutos) retiram a gordura natural da pele tornando-a mais seca. “Em pacientes sensíveis, como os portadores de dermatite atópica ou idosos, a pele excessivamente seca causar lesões. O ideal são banhos de morno a frios, rápidos, sabonete com um PH balanceado e sem uso de materiais abrasivos como buchas ou esponjas. Para as sobrancelhas, hidratantes suaves e séruns hidratam e nutrem a região, por vezes negligenciada. Ricos em nutrientes e vitaminas, ajudam a fortalecer os pelos das sobrancelhas, promovendo um crescimento saudável. São ideais para quem gosta de um aspecto mais natural, pois são mais fluidos e não deixam aquela sensação pegajosa. Já para as pessoas que gostam de estilizar as sobrancelhas com os fios direcionados para cima, recomendo pomadas e ceras para ajudar a manter o aspecto desejado”, destaca a médica.
Procura por transplante de sobrancelhas cresce na temporada outono-inverno: resultado é natural e procedimento é feito com anestesia local. Crédito: Divulgação.
E para quem tem falhas ou falta de sobrancelha, por inúmeros motivos, de alopecia, cicatrizes, queimaduras, excesso de depilação a fatores genéticos, a recomendação é o transplante. Com anestesia local e procedimento minimamente invasivo, a recuperação é rápida e ideal para ser feita nessa temporada, sem exposição solar direta. “Fazemos a escolha de folículos especiais do couro cabeludo. É um autotransplante, na verdade, com fios retirados do próprio paciente e transplantados um a um, para garantir o máximo de naturalidade e harmonia. Um trabalho que une visagismo, design de sobrancelhas, harmonização facial e até IA”, explica a dermatologista Amanda Rodrigues, que coordena o procedimento na rede Sanabria, no Mato Grosso do Sul e em São Paulo. Resultados vitalícios, ao contrário de micropigmentação, que, além de artificiais, mudam de cor ao longo do tempo. Temporada para ter cabelo, peles e sobrancelhas saudáveis e radiantes.
O médico dermatologista Baltazar Sanabria, especialista em tricologia e saúde dos fios, membro titular da American Hair Research Society, da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Restauração Capilar, alerta para os cuidados para minimizar o ressecamento, o frizz e a queda de cabelo nessa temporada. Crédito da foto: Ali Karakas.
Unidade Campo Grande
- Dr. Eduardo Machado Metelo, 393 l Chácara Cachoeira
CEP 79040-830 l Campo Grande – MS
Tel. 67 3204-3445
Unidade Dourados
Rua Izzat Bussuan, 1580 – Jardim Itaipu
CEP 79824-150– Dourados/MS Dourados/MS
Tel. 67 3204-3445
Unidade São Paulo
Av. Paulista, 91 l Conjuntos 108 e 109 l Bela Vista
CEP 01311-000 l São Paulo – SP
Tel. 11 9 1996-5099
Email: [email protected]
Facebook: /clinicasanabria
Instagram: @clinicasanabria
Linkedin: /clinicasanabria
Youtube: @clinicasanabria