Biografia de Dody Sirena percorre décadas de bastidores do show business brasileiro
Cultura

Biografia de Dody Sirena percorre décadas de bastidores do show business brasileiro

Livro da jornalista Léa Penteado revela as origens e aspirações do empresário gaúcho que furou o cerco dos grandes contratantes do eixo Rio e SP, trouxe para o país shows de Michael Jackson à Pavarotti e agenciou Roberto Carlos por 30 anos

Com mais de quatro décadas dedicadas à produção de shows e eventos, Dody Sirena se consagrou como um dos principais impulsionadores do mercado de entretenimento no Brasil. Agora, a trajetória desse visionário que trouxe ao país nomes como Michael Jackson, Van Halen, Guns´N Roses, Rod Stewart e David Copperfield é contada na biografia Dody Sirena: os bastidores do show business.

Assinada pela jornalista Léa Penteado e publicada pela Matrix Editora, a obra revisita a jornada do empresário desde as origens humildes no interior do Rio Grande do Sul e desvenda sua vocação empreendedora, que floresceu ainda na adolescência. Aos 19 anos, Dody fundou a DC Set ao lado do amigo Cicão Chies.

O negócio, que nasceu da repercussão das festas dançantes que a dupla realizava em terras gaúchas, é hoje um hub de inovação que produziu apresentações de Paul McCartney, Coldplay, Shakira, U2, Ed Sheeran e Harry Styles. Além de organizar grandes festivais como Tomorrowland Brasil e Planeta Atlântida, o conglomerado continua em expansão por meio de 23 empresas.

O emblemático relacionamento com o artista Roberto Carlos também ganha destaque ao longo das páginas. Sob sua tutela, o Rei cantou para mais de 12 milhões de pessoas em mais de 1.400 espetáculos. Dessa parceria duradoura, nasceram frutos como o projeto Emoções em Alto Mar. Ao idealizar as performances em cruzeiros, Sirena revolucionou o turismo de entretenimento marítimo e inspirou iniciativas semelhantes em diversas partes do mundo.

A história de triunfos de Dody, no entanto, vai muito além desse vínculo. Testemunha de sua ascensão desde 1986, quando atuou como assessora de imprensa num show produzido por ele, a autora expõe em cada capítulo os bastidores de uma indústria à primeira vista glamurosa, mas que se mantém devido ao trabalho duro de profissionais como Sirena.

Ao descrever também as dificuldades em meio aos êxitos, Léa resgata “causos” que divertem e emocionam. Entre os relatos, estão a tentativa falha de trazer a banda Queen para o estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, em 1981, a primeira passagem de Michael Jackson em solo tupiniquim, em 1993, que quase escapou das mãos da DC Set por conta de uma iniciativa de Xuxa, e as idas e vindas da relação com o cantor argentino Julio Iglesias, de quem se tornou representante legal no Brasil.

Dody Sirena: os bastidores do showbusiness oferece uma imersão fascinante na vida e feitos de um empresário emblemático, destacando os altos e baixos de uma jornada inspiradora. Uma leitura obrigatória para os entusiastas do universo do show business e todos que buscam incentivo no sucesso alcançado através da determinação.

Ficha técnica

Livro: Dody Sirena: os bastidores do show business
Autoria:
 Léa Penteado
Editora:
 Matrix Editora
ISBN: 
9786556164410
Páginas: 272
Preço: 
R$ 69,00
Onde encontrar: Matrix Editora e Amazon

Sobre a autora

Léa Penteado foi repórter especial, colunista, pesquisadora, editora e diretora na Bloch Editores, Editora Abril, TV Tupi, TV Globo, SBT e jornal O Globo. Foi também diretora de Comunicações da DC Set. Participou das três primeiras edições do Rock in Rio e foi diretora de Comunicação e Conteúdo da primeira edição em Portugal. É autora dos livros “Um instante, maestro”, sobre o apresentador Flávio Cavalcanti, “Um show em Jerusalém: o Rei na Terra Santa”, relatando produção de evento de Roberto Carlos, e “A verdade é a melhor notícia”, sobre casos de assessoria de imprensa e marketing.

Redes sociais da autora