Bolsa integral do governo japonês é oportunidade para brasileiros
Educação

Bolsa integral do governo japonês é oportunidade para brasileiros

A Embaixada do Japão no Brasil abre inscrições para o novo ciclo de bolsas de estudos do Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão (MEXT), programa de apoio oferecido anualmente pelo governo japonês a estudantes estrangeiros. As bolsas incluem as categorias de pesquisa acadêmica (pós-graduação), graduação, escola técnica, curso profissionalizante, treinamento de professores e cultura e língua japonesa.

Os candidatos aprovados terão a oportunidade de estudar em instituições japonesas selecionadas, com partida prevista para o Japão a partir de abril de 2026. As bolsas incluem o pagamento de passagem aérea, isenção de taxas escolares e ajuda de custo mensal para despesas, além de aulas preparatórias de língua japonesa e outras disciplinas relacionadas.

O processo de seleção inclui uma fase de avaliação documental, onde serão analisados o histórico escolar, certificados e outros documentos apresentados pelo candidato; prova escrita em inglês ou em japonês; e entrevista. Também serão considerados outros requisitos particulares para categoria de bolsa, descritos nos editais disponibilizados no site da embaixada.

O calendário tem início em 30 de abril, com o processo seletivo para as bolsas de pesquisa (mestrado e doutorado), que se encerra em 23 de maio. Logo depois, entre os dias 4 e 27 de junho, a embaixada recebe as candidaturas para as bolsas de graduação, escola técnica e curso profissionalizante. As demais categorias (treinamento de professores e cultura e língua japonesa) têm as inscrições previstas para o início de 2026.

O calendário vale para os moradores do Distrito Federal, Goiás e Tocantins, região sob a jurisdição da Embaixada do Japão no Brasil. Os candidatos de outros estados devem procurar o seu consulado local para obter informações sobre o procedimento de inscrição.

Palestra

Os estudantes de Brasília terão a chance de saber mais sobre as bolsas de estudos MEXT em uma palestra oferecida pela Embaixada do Japão, com o apoio da Associação Brasiliense de Ex-Bolsistas Brasil-Japão (ABRAEX). O seminário será realizado no dia 7 de maio, às 10h, no Auditório da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UnB).

Esta será uma oportunidade para que os candidatos tirem suas dúvidas sobre as etapas do processo seletivo e também de conferir os valiosos depoimentos de ex-bolsistas, que vão compartilhar com os participantes algumas de suas experiências como alunos no Japão.  O evento é gratuito e aberto ao público.