Arquiteta e urbanista Fernanda Ferreira, head da Essence Acabamentos, destaca que essa é uma tendência não só da arquitetura, mas para a vida dos dias atuais. Espaço da marca na Casa Cor 2025 aposta nos revestimentos naturais na Cabana Essence, assinada por Nando Nunes_
Quem visitar a Casa Cor Goiânia 2025, de 7 de maio a 22 de junho, vai se encantar com a proposta inovadora da mostra, que resgata a essência do natural, do artesanal, do aconchego do lar e da leveza da natureza, em cada detalhe dos ambientes, que trazem materiais naturais, cores da natureza, formas orgânicas, além do próprio local escolhido para a mostra deste ano, que une casas antigas que foram revitalizadas para o evento e se interligam através de belos jardins e espaços para convivência e descompressão.
Neste cenário, de acordo com a arquiteta e urbanista Fernanda Ferreira, a arte imita, literalmente, a vida. Ela observa a predominância do que aproxima as pessoas de suas raízes, da essência da natureza e do humano. “Esta é uma tendência do momento de vida das pessoas. Chegamos em um período em que o que é muito industrializado, da repetição, do comum, está dando lugar às coisas feitas à mão, o processo humano está cada vez sendo mais valorizado. Quanto mais a tecnologia se aproxima, mais as pessoas estão sentindo falta de processos mais humanos. Percebemos isso nos móveis, nos revestimentos, nos adornos, na criação dos espaços, no uso de tons da natureza”, destaca Fernanda.
E foi justamente essa inspiração que guiou o projeto da Cabana Essence, assinado por Nando Nunes, feito para a Essence Acabamentos. Segundo Fernanda Ferreira, este é um ambiente que remete à casa de vó, que objetiva trazer a memória afetiva, do aconchego da casa da família mais rural. A Fazenda no estilo da Toscana, também trouxe inspirações para o projeto. “O Nando é um arquiteto que preza muito por essa afetividade nos seus ambientes, ele valoriza o que é manual, e por isso, tudo ficou bem interessante. Ele trouxe muitos elementos naturais, com uso do revestimento cerâmico feito por meio de um processo totalmente artesanal; além dos ladrilhos utilizados para a cozinha, todos pintados à mão”, adianta ela.
Colabs fortalecem vínculos
A Essence Acabamentos também vai patrocinar mais oito ambientes na Casa Cor Goiânia 2025 com o fornecimento de materiais especiais, fortalecendo a parceria com os arquitetos Leo Romano; Nando Nunes; Mayara Oliveira; Sammea Vilarinho; Stúdio Reis, com o Paulo Reis e a Natiara Reis; Leife Cantuária e Gabriela Meireles; Flávia Araújo e Joyce Moreira.
Em cada uma destas parcerias a essência da marca Essence se alia ao projeto. No caso da Casa de Bá, por exemplo, espaço assinado por Leo Romano, a empresa está fornecendo um revestimento cerâmico para o piso, desenvolvido com exclusividade para o arquiteto pela Del Favero, feito à mão, um a um. “O que posso adiantar é que será um ambiente envolto em mistério, com um toque todo personalizado dele com uso de muitos elementos naturais e reaproveitados”, conta ela.
Já o ambiente assinado pela Mayara Oliveira é o restaurante do Me & Mr. Lu, que é uma colab entre o chef Ian Baiocchi e o Lucas Santos, do restaurante Famu. “O espaço conta também com uma linda varanda e para esta parceria a Essence forneceu o piso geral, produto cimentício e os caquinhos de revestimento natural que serão usados na ornamentação”, destacou Fernanda.
Para o ambiente da Flávia Araújo, juntamente com a Juliana Rezende e a Ednara Braga, da Galeria Época, que são as responsáveis pela operação do bar da Casa Cor, o Taberna de Época, também foi desenvolvido piso e revestimento específico para o projeto pela Szent e fornecido pela Essence.”É um produto cimentício, orgânico, com reagente que transformou o produto em cortem, trazendo semelhança com as tabernas da antiga europa”, explica Fernanda Ferreira.
A arquiteta Joyce Moreira trouxe inspiração do mundo infantil para um quarto de gêmeas, chamado de Refúgio das Borboletas, onde a Essence forneceu o piso vinílico e o revestimento do banheiro. “O ambiente ficou belíssimo, pois ela tem uma forte ligação com essa parte mais lúdica, e uma essência também muito ligada à maternidade”, avalia Ferreira.
Leife Cantuária e a Gabriela Meireles assinaram o podcast da Casa Cor deste ano, o Casa Cast. Segundo a arquiteta e head da Essence Fernanda Ferreira, o trabalho deles foi pensado na acústica e na estética. Os profissionais trabalharam com o que está muito atual, com o que foi destaque na última feira de Milão, como os pequenos formatos e os tons terrosos, em um ambiente todo monocromático, inspirado também na paleta do terracota, que é a cor do ano da Pantone, o Mocca Mocha, onde fornecemos o piso Telure 5×40 terracota da Decortiles.
Paulo Reis e a Natiara Reis criaram o Refúgio da Vindima, um loft, que tem uma adega como protagonista, em um ambiente clean, confortável, aconchegante, onde a música influencia um momento de descanso no lar. Neste ambiente a Essence forneceu o piso de madeira Akafloor Tauari, feito de madeira nobre e maciça.
Sammea Vilarinho, assinou o ambiente É Tempo de Semear, espaço da Flosofia, empresa que é especialista em arranjos florais, tanto de flores naturais, quanto de flores secas. Para este ambiente a Essence forneceu o piso e revestimento da Decortarzo Amazônia, que fez a bancada e o piso geral.