Caesb cria sistema para facilitar processos com clientes e fornecedores
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Caesb cria sistema para facilitar processos com clientes e fornecedores

Acesso e solicitações podem ser feitos de forma remota pelo site da Companhia

(Brasília, 30 de março de 2021) – Pensando na comodidade de clientes e fornecedores, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) criou uma ferramenta on-line que possibilita peticionar processos e documentos sem a necessidade de os interessados irem pessoalmente à Empresa.

O chamado Peticionamento Web é um módulo de apoio ao Sistema de Gestão de Documentos (GDOC) da Caesb — utilizado pelos empregados da Companhia para a expedição de atos administrativos necessários à condução da Empresa. Com a criação desse novo módulo, os clientes serão beneficiados com a informatização e modernização de processos.

As solicitações feitas por meio do Peticionamento Web serão tramitadas automaticamente para as áreas da Caesb responsáveis por respondê-las. Dessa forma, o usuário externo não precisa se preocupar com a tramitação. No momento, dois tipos de pedidos podem ser feitos pelo público externo: consulta de interferência de rede e consulta ao cadastro. Nesses casos, serão fornecidas as plantas das redes da Caesb. Outros processos serão incluídos futuramente, de acordo com a demanda.

O analista de Suporte ao Negócio da Caesb Sandro Livino de Siqueira, responsável pelo desenvolvimento do sistema, explica que o usuário externo terá total visibilidade dos documentos de seu interesse, salvo os de acessos restritos, e poderá acompanhar o cumprimento de prazos por parte da Companhia, que já estarão definidos na data da solicitação.

“Os principais benefícios são a economicidade e a transparência. Economicidade tanto do lado da população, que não precisará mais se deslocar fisicamente à Caesb para peticionar, quanto do lado da Companhia, que, de forma quase instantânea, reduzirá custos com material de expediente, uma vez que não será mais necessário imprimir recibos, por exemplo, e custos com pessoal, pois não precisará disponibilizar atendentes para receber e distribuir os documentos”, exalta Sandro.

O analista da Caesb também destaca que o solicitante será capaz de acompanhar todas as movimentações do item documental praticamente da mesma forma que os empregados o fazem, pela funcionalidade de histórico, podendo ver as tramitações, alterações, visualizações, entre outras informações.

COMO USAR O SISTEMA

Para acessar o Peticionamento Web, basta abrir a página da Caesb na internet (www.caesb.df.gov.br) ou clicar no endereço https://sistemas.caesb.df.gov.br/gdoc/app/publico/peticionamento/acesso/login?execution=e7s1. Antes de iniciar o peticionamento de processos junto à Companhia, é preciso realizar um breve cadastro, clicando no link disponibilizado na tela inicial. Para a confirmação, deve ser feito o upload de alguns arquivos. No caso de Pessoas Físicas, são necessários o documento oficial com foto e a Declaração de Concordância e Veracidade.

Para Pessoas Jurídicas, o cadastro exige ainda comprovante de Inscrição e Situação Cadastral da Pessoa Jurídica junto à Receita Federal, vínculo da Pessoa Física com a Pessoa Jurídica, como carta de preposto, procuração ou contrato social.

Finalizado o cadastro, uma equipe da Caesb irá analisar as informações prestadas e aprovar ou reprovar o cadastro. Antes disso, o proponente deve abrir a caixa de e-mail e confirmar o cadastro. Caso isso não seja feito, o usuário não terá acesso ao Peticionamento Web.

A assessora de Tecnologia da Informação da Caesb, Marcia Sabino Duarte, explica que o mais importante desta ferramenta é permitir que a população tenha uma melhor experiência com a Companhia. “A ferramenta permitirá agilidade na análise de requisições e, consequentemente, uma melhor imagem da Empresa em relação aos serviços prestados à população”, antecipa a assessora.