Caravana da Leitura e do Autor Fluminense promove live com escritor carioca que percorreu países africanos ouvindo histórias ao longo de 20 anos
Notícias

Caravana da Leitura e do Autor Fluminense promove live com escritor carioca que percorreu países africanos ouvindo histórias ao longo de 20 anos

Sessões de contos e oficinas também farão parte do projeto literário

Morador do bairro da Glória, zona sul do Rio de Janeiro, Rogério Andrade Barbosa será um dos autores a participar de uma série de lives e atividades exibidas pelo canal do YouTube da Caravana da Leitura e do Autor Fluminense – Mediadores de Leituras. No dia 26 de fevereiro, às 19h, o escritor falará sobre sua experiência como contador de histórias, suas obras, viagens e pesquisas a respeito da literatura oral africana. O projeto literário é contemplado pela Lei Aldir Blanc – Edital Retomada Cultural RJ, promovido pelo Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, com realização do Prodarte e apoio Ações & Conexões.

“A Caravana proporciona o contato dos autores, artistas e contadores de histórias com os jovens e crianças. Essa aproximação virtual quebra distâncias e estreita nossos relatos com esse público”, afirma Rogério, que tem muita bagagem para compartilhar em 30 anos dedicados à literatura e mais de 100 livros publicados. Além de escritor, é professor e trabalha na área de literatura afro-brasileira e programas de incentivo à leitura, proferindo palestras e dinamizando oficinas.

O interesse pela cultura e literatura afro-brasileira começou na vivência como professor voluntário das Nações Unidas na Guiné-Bissau. Posteriormente, ao longo de 20 anos, recolheu histórias pelas escolas que visitou em países africanos, como Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Etiópia. “A cultura africana e a sua rica oralidade estão presentes em nossos contos populares. É importante divulgar já que somos um povo miscigenado”, conclui o escritor que também detém, entre vários reconhecimentos, um prêmio da Academia Brasileira de Letras na categoria de literatura infantojuvenil.

Sessões de Contos e Oficinas

Além dos bate-papos com autores fluminenses, a Caravana da Leitura e do Autor Fluminense – Mediadores de Leituras também vai exibir sessões de contos e oficinas. No dia 28 de fevereiro, o artista Warley Goulart vai narrar três histórias que permearam sua trajetória de costura e paixão pela literatura, no grupo Os Tapetes Contadores de Histórias: “O Elefante”, de Carlos Drummond de Andrade, por meio do próprio tapete que costurou em homenagem ao poeta de Itabira; a lenda tradicional inca “O Mistério das Ilhas Pachacamac, narrativa que escutou no próprio santuário arqueológico do local, materializada em livro de pano pelo projeto limenho Manos que Cuentan; e “O Congo vem aí”, de Sérgio Capparelli, com as próprias ilustrações de tecido que criou especialmente para este livro da Editora Global.

Já no dia 3 de março, o ator e contador de histórias José Mauro Brant ministra a oficina “A arte de contar histórias”, que resume um pouco do trabalho que realiza há 30 anos com professores e formação de contadores de histórias, como promotores de leituras e como linguagem artística, definindo a contação como arte nas escolas e nas práticas de educação. “Serve tanto para quem quer contar histórias como para professores, além de mostrar os desafios de como fazer isso no mundo virtual”, explica Brant.

A Caravana da Leitura e do Autor Fluminense – Mediadores de Leituras

A ação de circulação literária tem como estratégia democratizar o acesso ao livro e à leitura, além de estimular e incentivar crianças de 7 a 14 anos para o contato com autores fluminenses. Serão realizadas ações virtuais, todas gratuitas, que poderão ser acessadas através das redes sociais da Caravana. O projeto prevê também capacitação para professores e agentes de leitura da Rede de Bibliotecas Comunitárias, pontos de leitura e projetos de incentivo à leitura com a realização de videoaula, web conferência e a entrega de kits para 10 Bibliotecas Comunitárias com equipamentos digitais, ebooks, aplicativos e livros em papel. Segundo Benita Prieto, coordenadora geral do projeto, a iniciativa pretende contribuir para a melhoria da educação e incentivo à leitura, através da formação de professores e mediadores de leituras, narrativas de histórias e oficinas literárias, bem como a divulgação dos autores fluminenses e de suas obras junto ao público infantil.

Confira a programação completa em: https://www.caravanadaleituraaf.com.br/

Toda programação é gratuita.