Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, sugere receitas com cortes suínos, que auxiliam na saúde dos músculos e fortalecem o sistema imunológico e o coração
Se antes era alvo de recusas e críticas, hoje, a carne suína é considerada uma das proteínas animais mais consumidas no mundo todo. Não à toa, uma pesquisa da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), realizada em junho deste ano, apontou que as exportações de suínos do Brasil – o 4º maior produtor do mundo, aumentaram 41% em relação ao ano passado.
Rica em potássio, selênio, zinco e ferro, a carne suína ajuda a fortalecer a imunidade, a controlar a pressão arterial e a promover a saúde cardiovascular como um todo. Além disso, ainda previne anemias e melhora o aspecto da pele e dos cabelos pelo seu alto poder antioxidante.
Os fãs de esportes também têm bons motivos para incluir o alimento na rotina. “Para quem pratica exercícios físicos, há opções de cortes que são magros e excelentes para serem consumidos no dia a dia, uma vez que fornecem energia para o corpo e ainda garantem a manutenção da massa muscular, já que, em média, 20% do peso da carne de porco são de proteínas”, explica Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti.
Em relação à gordura da carne, uma das grandes preocupações das pessoas, a boa notícia é que a parte de lipídeo pode ser removida da maioria dos cortes suínos antes do consumo, ao contrário dos outros tipos de proteínas animais, que possuem a gordura intramuscular.
Na hora de escolher a melhor parte do porco para levar à mesa, pensando em teor nutricional e valor calórico, vale investir na paleta, no pernil, no mignon suíno e no lombo. Mas, a nutricionista alerta: “Devemos pensar também na forma de preparo. Frituras sempre devem ser menos frequentes em nosso cardápio, não importa o corte de carne escolhido”.
E, na cozinha, também existem vantagens, pois a carne suína é uma opção fácil de preparar. “A variedade de cortes faz com que haja diversas receitas que podem ser feitas no dia a dia. Molhos cítricos e à base de frutas combinam perfeitamente com a proteína suína”, indica a nutricionista. “Além da harmonia de sabores, a mistura de ingredientes fontes de vitamina C (como a laranja e o limão), ajudam na absorção do ferro da carne”, finaliza.
Por fim, Renata ainda lembra que a vitamina C se perde com o calor e, portanto, precisa ser usada para a finalização dos pratos ou como acompanhamento para obter essa propriedade.
Visando incentivar o consumo desse alimento, a Semana Nacional da Carne Suína, realizada pela ABCS, acontece entre os dias 13 e 27 de setembro em todas as lojas da rede Oba Hortifruti, e conta com ofertas especiais, degustações nos pontos de vendas e informações sobre os diferentes tipos de cortes.
LOMBO AO MOLHO CÍTRICO
Preparo:
CARNE LOUCA DE PERNIL
Preparo:
FILÉ SUÍNO FÁCIL
Preparo:
Sobre o Oba Hortifruti – A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.
Atualmente, a marca possui 46 lojas em São Paulo, Distrito Federal e Goiânia. Esse ano, comemora 40 anos de história. A rede expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifruti.
Acesse: www.obahortifruti.com.br
Siga o ObaHortifruti
Site: https://obahortifruti.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/obahortifruti/
Instagram: https://www.instagram.com/obahortifruti/
NOSSAS LOJAS
ü 212 Sul
ü Sudoeste (CLSW 302)
ü 306 Norte
ü 209 Norte
ü Lago Sul (QI 9)
ü Lago Sul (SMDB Cj. 12)
ü Águas Claras (Av. das Araucárias, rua 18)
ü Subida do Colorado (Setor Habitacional Taquari)