CCBB EDUCATIVO BRASÍLIA- ARTE E EDUCAÇÃO
Cultura

CCBB EDUCATIVO BRASÍLIA- ARTE E EDUCAÇÃO

(Programação de 06 a 11 de abril)

 Atualmente, 100% digital como medida de contenção da pandemia, o CCBB Educativo movimenta a semana com Lugar de Criação– Oficina de Saberes e Processos Compartilhados “Caldeirão Cultural- Música, Produção e Ancestralidade”, com Lila May. A programação também conta com as Visitas Mediadas Online Visitas para Escolas e Instituições à exposição “Egito Antigo- do cotidiano à antiguidade”.

 O público também tem à disposição um vasto acervo de atividades digitais já realizadas através do site ww.ccbbeducativo.com. Destaque para Com a Palavra, em que especialistas conduzem visitas por exposições de sucesso que passaram pelo CCBB, a exemplo de Linhas da Vida, de Chiharu Shiota, edições dos cursos Transversalidades, ambas as atividades com tradução em libras e Pílulas Mediadas às exposições “Egito Antigo- do Cotidiano à Antiguidade”, “Ivan Serpa” e “Alphonse Mucha”. No site estão disponíveis mais de 100 atividades para crianças e famílias e cerca de 200 conteúdos voltados à comunidade escolar, artistas e público em geral. O acervo aborda assuntos transversais entre arte, cultura, educação e contemporaneidade.

*O programa CCBB Educativo-Arte e Educação funcionará, exclusivamente online, enquanto durar a restrição determinada pelo GDF, como medida de contenção da pandemia. Como já vinha investindo em conteúdos nas plataformas digitais desde o início da pandemia, públicos diversos continuarão contando com uma rica programação para curtir, informar-se e aprender sem ter que deixar a segurança de casa.

VISITAS PARA ESCOLAS E INSTITUIÇÕES

O que é: Atividades de mediação cultural para escolas e outras instituições em grupos de 10 a 45 pessoas, nos turnos da manhã, tarde e noite.

As visitas mediadas realizadas pelos educadores são sempre pautadas pela conversa em torno de temas relevantes do presente, como as produções artísticas que nos ajudam a compreendê-lo e o patrimônio cultural como forma de construção de nossa identidade, levando em consideração a pluralidade de nossos públicos.

Na modalidade virtual, as visitas acontecem mantendo essa vocação. Acreditamos que é possível manter a intensidade e a potência das conversas, mesmo à distância. A partir de ativações, questões e de uma escuta sempre atenta às experiências do público, os educadores prepararam visitas com temas distintos.

As atividades envolvem o contato com conteúdos das exposições em conversas e exercícios de reflexão e invenção, preparados e acessíveis para pessoas de todas as idades.

Serviço:

Durante todo o mês de abril

Duração: 0h50 ou 1h40. 

Capacidade: grupos de até 45 pessoas, com mínimo de 10 participantes.

Classificação indicativa: a partir de 5 anos. 

Inscrições: www.ccbbeducativo.com/visitas

VISITAS MEDIADAS ONLINE  

O que é: Visitas à exposição permanente “Acervos do Brasil, do Museu Banco do Brasil e à exposição Egito Antigo- do cotidiano à antiguidade. e ao Centro Cultural Banco do Brasil Brasília. O público pode escolher entre três propostas de visitas em diferentes dias e horários.

Serviço:

Até 25/04

Domingos às 10h, 12h, 16h e 17h30.

Terças, quartas e sextas, às 10h, 12h, 16h, 17h30 e às 19h. Quintas às 10h, 12h, 16h e 19h.

Sábados às 10h, 12h e 16h.

A partir de 27/04 – Domingos, segundas, quartas e sextas, às 12h e às 18h.

Quintas e sábados às 12h.

Duração: 1h

Classificação indicativa Livre – Indicado para pessoas acima de 5 anos.

www.ccbbeducativo.com/visitas.

https://www.sympla.com.br/produtor/ccbbeducativo

08/04- PROCESSOS COMPARTILHADOS- “Caldeirão Cultural- Música, Produção e Ancestralidade”, com Lila May

O que é: Voltado para formação de artistas, educadores, críticos, produtores, curadores e demais profissionais do campo da arte e da produção cultural, o curso aborda aspectos dos trabalhos de diferentes áreas da indústria cultural.

Sinopse: Já pensou a mistura de música, poesia, ancestralidade, espiritualidade, produção cultural e América Latina, tudo num balaio só?! Os resultados são múltiplos e quem abordará o sabor desse caldo é a artista multifacetada e gestora cultural Lila May. A demonstração do processo criativo inclui exercícios práticos e bate-papo com o público.

Sobre Lila May: Lila May é o alter ego ou nome artístico de Mayra Rizzo, socióloga, gestora cultural, cantora, compositora, poetisa, curadora musical e diretora da agência Conexão Latinaque promove a integração artística e cultural entre o Brasil e os vizinhos latinos através de projetos especiais nas áreas de música, educação e audiovisual. May também lidera o projeto Ritualístika, focado em promover vivências de autodesenvolvimento e, atualmente, é o nome do seu mais novo espetáculo musical, que brinda o público com um show ritual e evoca elementos como ancestralidade, performance, poesia, videomapping e outros recursos multimídia.

Serviço:

Quarta-feira às 14 horas

Duração: 3h

Encontro em formato webinar.

Vagas: 200

Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 16 anos

Acesso: Evento gratuito

Inscrições: www.ccbbeducativo.com

10/04- LUGAR DE CRIAÇÃO- Oficina de Saberes

O que é: Vivências para todos os públicos com atividades artísticas de criação e mediação cultural que estimulam o convívio e o diálogo com as artes e com temas da atualidade.

Sinopse: Encontros de produção de narrativas a partir dos imaginários culturais dos participantes, promovendo um diálogo das culturas locais com as exposições em cartaz.

Serviço:

Sábados às 15h00.

Duração: 1h

Classificação indicativa: a partir de 3 anos

Capacidade: 100 pessoas

Local: redes do CCBB e site do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação

www.ccbbeducativo.com