Em nova campanha, Dira Paes, Ícaro Silva, Marjorie Estiano e Paolla Oliveira mostram que cada doação pode fazer muita diferença
Basta um pequeno gesto para que qualquer um possa fazer a diferença, ajudando a levar cuidados de saúde a milhões de pessoas em todo o mundo. Essa é a mensagem da nova campanha de Médicos Sem Fronteiras (MSF) que começa a ser veiculada a partir do dia 26 de setembro em canais de TV fechada, rádio e internet.
Com o tema “Eu não tenho fronteiras”, um verdadeiro time de estrelas mostra como é possível chegar a lugares impensáveis e aliviar o sofrimento de muita gente. O recado é dado pelas atrizes Dira Paes, Marjorie Estiano e Paolla Oliveira e pelo ator Ícaro Silva.
MSF é uma organização humanitária que leva cuidados de saúde em contextos como conflitos armados, desastres socioambientais, epidemias e desnutrição grave. Suas equipes conseguem chegar “nos lugares mais remotos, nas crises mais agudas”, como lembra Ícaro, mas não seriam capazes de fazer isso sozinhas.
É por meio do gesto simples de doar que cada um consegue ultrapassar seus próprios limites e participar desse trabalho, entendendo na prática que é possível agir e fazer a diferença mesmo diante de tantas crises. “Nessas horas, a gente gostaria de poder ajudar a mudar realidades pelo mundo”, reflete Paolla. “E a gente pode. Com um gesto simples”, conclui ela.
Esse mesmo gesto, multiplicado, tem ajudado MSF a oferecer assistência a cada vez mais pessoas. No ano passado, a organização esteve presente em mais de 70 países, incluindo o Brasil. Com o apoio das doações recebidas, em 2022 MSF pôde, entre outras coisas, realizar 16 milhões de consultas médicas, 1,2 milhão de internações, quase 300 mil partos e 120 mil cirurgias, além de aplicar milhões de vacinas, sendo mais de 4 milhões contra o sarampo.
Mas é preciso fazer mais, porque as necessidades são contínuas e ainda existem pessoas precisando de assistência. “Quanto mais gente doar, mais pessoas podemos ajudar”, explica Dira.
E cada doador consegue extrapolar seus limites ao tornar-se parte de MSF. Os recursos arrecadados garantem acesso a remédios para tuberculose a pessoas com a forma resistente da doença, cirurgias para feridos em conflitos armados, compram vacinas que evitam a morte de crianças e viabilizam atendimentos de saúde mental para pessoas afetadas por grandes catástrofes. “Doar para Médicos Sem Fronteiras é levar cuidados a quem mais precisa”, sintetiza Marjorie.
Para contribuir com Médicos Sem Fronteiras, basta acessar o site doe.msf.org.br. Também é possível fazer a doação por meio da chave Pix, [email protected]
“A nossa existência depende de cada contribuição, já que cerca de 84% do que arrecadamos vem de pessoas físicas”, afirma a diretora-executiva de MSF-Brasil, Renata Reis. São esses doadores que permitem que a organização realize seu trabalho de maneira independente de poderes políticos e econômicos. Os cuidados médicos são oferecidos sem qualquer discriminação de raça, religião ou convicção político-partidária. “Nosso único critério é a necessidade das pessoas que atendemos”, explica Renata.
A diretora-executiva também celebra a parceria com os quatro atores, essencial para que a campanha tenha mais visibilidade e permita alcançar e engajar um número cada vez maior de pessoas. “Para nós é uma grande honra poder contar com a generosidade desses quatro talentos, que estão nos ajudando a levar o trabalho de Médicos Sem Fronteiras a diferentes públicos. Isso fala também do compromisso deles com causas relevantes e da disposição de ajudar a quem mais precisa. Só temos a agradecer por essa parceria.”, diz ela. “Estamos muito felizes e queremos compartilhar essa alegria convidando a todos a juntarem-se a nós nessa campanha.”
A nova campanha de MSF foi elaborada pela agência Brick e será veiculada na TV fechada e rádio, além de contar com a divulgação nas redes sociais e com anúncios na internet.
Assista à campanha: https://youtu.be/jPqAP2lhv-E
Dira Paes, Ícaro Silva, Marjorie Estiano e Paolla Oliveira não cobraram cachês para Médicos Sem Fronteiras. Eles participaram da campanha de forma totalmente gratuita.