ramação entre os dias 27 e 30 de maio reúne Choro Livre Convida, tributo internacional ao jazz e atividades abertas ao público no Clube do Choro e Parque da Cidade
Entre os dias 27 e 30 de maio o Complexo Cultural do Choro de Brasília promove uma programação que atravessa o choro, o samba, a música instrumental brasileira e o jazz internacional, reunindo nomes nacionais e internacionais no Clube do Choro.
Os destaques da semana incluem o Tributo ao Mestre com o guitarrista norte-americano Mike Stern, o encontro do Choro Livre Convida com Márcia Tauil, Jackson Delano e Carlos Cárdenas, a Feijoada com Samba que traz o Samba da Tia Zélia para o Clube do Choro e o Choro no Parque, tradicional ensaio aberto onde os alunos da Escola Brasileira de Choro se encontram com o público em uma grande celebração a céu aberto, no Parque da Cidade.
Na quarta-feira (27) a programação do Choro Livre Convida promove um encontro entre artistas com trajetórias ligadas à canção, ao choro e à música instrumental brasileira. A cantora, compositora e professora de canto Márcia Tauil divide o palco com o clarinetista, saxofonista e arranjador Jackson Delano e o violonista colombiano Carlos Cárdenas, ao lado do tradicional Regional Choro Livre.
A apresentação propõe diálogos entre diferentes sonoridades e experiências musicais, conectando repertório autoral, improvisação e tradição brasileira. Márcia Tauil construiu uma trajetória marcada pela delicadeza interpretativa e por parcerias com nomes como Roberto Menescal, João Donato e Cristovão Bastos, enquanto Jackson Delano atua como arranjador, professor da Escola Brasileira de Choro e músico da Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira e do Choro Popular Orquestra.
O Tributo ao Mestre recebe, nos dias 28 e 29, um dos grandes nomes da guitarra jazz contemporânea: Mike Stern. Com mais de quatro décadas de carreira e passagens por projetos ao lado de Miles Davis, Jaco Pastorius e Brecker Brothers, o músico desembarca em Brasília acompanhado por Dennis Chambers, Rubem Farias, Leni Stern e Bob Franceschini. O show revisita clássicos da trajetória de Stern e apresenta faixas do novo álbum “Echoes And Other Songs”, em uma apresentação que aproxima jazz, rock e improvisação contemporânea.
A programação segue no sábado (30) pela manhã com o Choro no Parque, às 11h, no Parque da Cidade, em um ensaio aberto que reúne alunos e professores da Escola Brasileira de Choro em uma roda ao ar livre, aberta ao público e acessível para que todos possam participar com seus instrumentos e voz. A partir do meio-dia, o Clube do Choro recebe a tradicional Feijoada com o suingue do Samba da Tia Zélia, unindo gastronomia e música ao vivo em um ambiente descontraído e familiar.
Ao longo dos próximos meses, o Complexo Cultural do Choro mantém sua agenda semanal, integrando shows, rodas e ensaios abertos, ampliando o acesso do público por meio de atividades gratuitas e fortalecendo o vínculo entre o público e a música popular brasileira.
“Em 2026, celebramos 113 anos de atuação no Brasil, comemorar essa trajetória por meio da cultura, ao lado dos nossos parceiros e com possibilidade de acesso gratuito ao público, reforça nossa crença no poder das conexões para transformar realidades. Mais do que apoiar projetos, caminhamos juntos para construir um legado que permanece: para as comunidades, para os territórios, para a sociedade e para nós”, comenta Monique Gonçalves, gerente executiva de Relações Governamentais e Assuntos Regulatórios da Shell Brasil.
Para o diretor da Escola Brasileira de Choro, Henrique Neto, o projeto reafirma o papel do Clube do Choro como espaço de encontro e formação. “Mais do que uma programação de shows, o Complexo é um movimento contínuo de valorização da nossa música. A cada semana, buscamos aproximar o público e manter o choro vivo, em diálogo com diferentes gerações”, afirma.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
Dia 27/05
19h30 – Choro Livre Convida com Márcia Tauil, Jackson Delano e Carlos Cárdenas
Dia 28/05
20h30 – Tributo ao Mestre com Mike Stern
Dia 29/05
20h30 – Tributo aos Mestres com Mike Stern
Dia 30/05
11h – Choro no Parque – ensaio aberto com alunos e professores da Escola Brasileira de Choro no Parque da Cidade, Estacionamento 10
12h – Feijoada com samba da Tia Zélia
SERVIÇO
Complexo Cultural do Choro de Brasília
Dias: 27, 28 e 29 e 30 de maio (quarta, quinta e sexta-feira, sábado)
Endereço: Espaço Cultural do Choro – Setor de Divulgação Cultural – Eixo Monumental e Parque da Cidade (Estacionamento 10)
Telefone: (61) 3226-3969/ 99868-2012
Acesso gratuito para Choro Livre convida e Ensaio Aberto
Show Mike Stern – ingressos à venda na bilheteria Digital.
Valor: R$ 50,00 (meia) e R$ 100,00 (inteira)
https://www.bilheteriadigital.com/mike-stern-28-de-maio
https://www.bilheteriadigital.com/mike-stern-29-de-maio
Feijoada com Samba: Reservas em 61 99527-4664
Classificação Indicativa: Livre para todos os públicos.


