O comandante do Comando Sul dos Estados Unidos (SOUTHCOM), almirante da Marinha Alvin Holsey, viajará ao Brasil nesta semana para uma visita de três dias que incluirá encontros estratégicos com líderes em Brasília e em Rio Branco.
Esta é a primeira visita do almirante Holsey ao Brasil desde que assumiu o SOUTHCOM, em novembro de 2024. A viagem representa uma oportunidade para aprofundar a cooperação em segurança com um dos parceiros de longa data dos EUA no Hemisfério Ocidental.
A agenda inclui reuniões com o ministro da Defesa, José Múcio, além de encontros com comandantes das Forças Armadas. Ele então seguirá para Rio Branco, onde se reunirá com a liderança militar brasileira no quartel do 4º Batalhão de Infantaria do Exército.
A visita oferece uma oportunidade de obter uma visão direta dos desafios e das ameaças presentes na região de fronteira compartilhada entre Brasil, Peru e Bolívia, especialmente aqueles relacionados ao tráfico ilegal. Com uma parceria militar que remonta à Primeira Guerra Mundial, os laços de defesa entre o Brasil e os EUA seguem fortes.
A atuação contínua do Brasil como líder na promoção da cooperação regional em segurança, colaboração em defesa e parcerias multinacionais evidencia o compromisso compartilhado entre as duas maiores democracias e Forças Armadas do Hemisfério Ocidental, que atuam lado a lado em prol de um futuro seguro, pacífico e próspero.