Como e por que fazer um novo posicionamento de marca?
Geral

Como e por que fazer um novo posicionamento de marca?

Para 54% dos consumidores, o conjunto de elementos identitários de uma marca, como mensagem, valores e identidade visual, é decisivo no momento da compra, como aponta estudo realizado pela plataforma Guia dos Melhores.

Um reposicionamento de marca é uma ferramenta valiosa, mas precisa ser conduzido com cuidado e ancorado em um planejamento estratégico.

Mas por que e quando reposicionar uma marca? O processo acontece porque, enquanto crescem, marcas e empresas passam por diferentes momentos de reflexão sobre as diretrizes que formam a sua identidade. Dessas reflexões, não raro, nascem ações de reposicionamento – um movimento que requer uma boa dose de autoconhecimento e um mindset aberto para alterações operacionais, ideológicas e visuais significativas.

Segundo estudos da neurociência de consumo, marcas estabelecidas ativam áreas do cérebro relacionadas à memória afetiva e ao senso de pertencimento.

Quando se trata de um novo nome, a mudança precisa ser feita com um foco estratégico para sustentar a transição, às vezes, levando anos para que os consumidores entendam a mudança e a nova marca se consolide.