Bsb Flash

Como escolher o sistema de acionamento de descarga ideal para cada vaso sanitário?

Como escolher o sistema de acionamento de descarga ideal para cada vaso sanitário?

Especialista explica as diferenças entre a caixa acoplada e a válvula hydra

Na hora de construir ou reformar o banheiro, o sistema de descarga do vaso sanitário é indispensável. Existem vários tipos que podem ser menos ou mais indicados conforme o fluxo de pessoas, eficiência no dia a dia, economia de água, acionamento, manutenção e até a composição estética do ambiente. Falando em acionamento existem 3 tipos: caixa acoplada, válvula hydra e descarga externa. Sendo os dois primeiros os mais comuns hoje.

“Quando for escolher o modelo do Vaso, precisa levar em consideração qual a infraestrutura hidráulica existente. Não que não seja possível alterar, mas é importante saber para analisar os custos de adaptação”, afirma Ana Alves, engenheira civil do Nosso Estúdio.

Segundo a especialista, a válvula externa é um modelo muito antigo, quase nunca utilizado. Além de muito caro é muito difícil de encontrar no mercado e o mais complicado de ser adaptado. “Se a pessoa já possui esse sistema antigo, a melhor saída seria ou manter a descarga externa, fazendo o reparo dela e trocando apenas o Vaso sanitário, ou trocar por Vaso com caixa acoplada, eliminando a infraestrutura preparada para a válvula externa e utilizando apenas a saída de água que enche a caixa acoplada”, explica a engenheira.

Assim como a externa, a válvula Hydra também utiliza uma infraestrutura especial. “Devido à grande vazão de água que demanda para o acionamento, ela precisa estar ligada à prumada de água do prédio, caso seja um condomínio, ou diretamente na caixa d’água, caso seja uma casa”, complementou Ana.

De acordo com a engenheira, caso a pessoa não tenha essa condição na sua obra, precisa fazer a adaptação ou vai comprometer os demais pontos de água, como a torneira do lavatório, o chuveiro, que vão perder vazão, quando acionada a descarga. “Isso acontece porque a tubulação não foi preparada para ser esvaziada de maneira abrupta, pelo acionamento da válvula Hydra”.

Para efeito de comparação, a válvula Hydra demanda uma tubulação de água 2 vezes maior que a caixa acoplada. Os vasos com caixa acoplada, que são os mais utilizados no mercado, possuem diversas facilidades, inclusive na adaptação.

“É muito mais fácil trocar uma válvula externa e Hydra, para um sistema com caixa acoplada, do que ao contrário. Um bom encanador facilmente adapta o sistema para caixa acoplada, pois ele precisa apenas de um ponto de água para abastecimento”, explicou a engenheira.

Vale ressaltar também que com o tempo, foram criados alguns modelos de acionamento até mais inteligentes e sustentáveis, como o duo, que aciona 3 litros para líquidos e 6 litros para sólido.

Além disso, existem diversos modelos, incluindo a caixa acoplada embutida, que simula a aparência da válvula Hydra.

Sendo assim, a vantagem da válvula Hydra é que, dada a grande vazão de água, dificilmente teremos problemas com resíduo no Vaso sanitário, além de ser adaptado para qualquer tipo de vaso, ou seja, é o sistema mais barato.

Já a desvantagem é que a tubulação precisa ser específica e no caso de uma manutenção, você precisa quebrar toda a parede para resolver o problema, que eleva muito o custo.

Falando de caixa acoplada, ela tem um custo mais alto pois é preciso comprar o Vaso e a caixa. “Entretanto, a manutenção é tão simples, que muitas vezes você nem precisa chamar o encanador. E por ser o sistema mais utilizado, existem diversos modelos que podem te atender, com os mais variados custos”, finalizou Ana.

 

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Atualizações Recentes

Pesquisa de anticorpos neutralizantes e covid

Pesquisa de anticorpos neutralizantes e covid

Com o início da vacinação, muitas pessoas após concluírem o esquema vacinal contra covid, buscam pelo teste para ter certeza que estão imunes à doença

Livro infantil ‘O Reino do Tempo’ é a nova obra da escritora Isa Colli

No dia 26 de junho, a escritora e jornalista Isa Colli lança ‘O Reino do Tempo’. O novo título infantil da editora Colli Books traz

Yard by Hidden+ IVV – II edição

Desativada há quase três décadas, antiga sede do Clube da Imprensa é restaurada para sediar lounge bar O que é bom merece bis. É o

Rio de Janeiro é tema de encontro virtual

Rio de Janeiro é tema de encontro virtual

O cientista político Everton Gomes, porta-voz do Rio Boa Praça e vice presidente, será o mediador do encontro virtual sobre o Rio de Janeiro, promovido

%d blogueiros gostam disto: