Faltando menos de um mês para a prova do BRB, o especialista do IMP Concursos Juca Siade vai dar dicas preciosas aos que buscam a tão sonhada aprovação. Não dá para perder!
Confira o bate papo:
Qual o principal conselho para quem está na reta final de estudos?
Tenha um planejamento para a prova. Neste momento um dos pontos principais é se planejar pensando em pontos como:
- Quanto tempo eu tenho que demandar para cada questão?
- Quanto tempo vai me demandar o preenchimento do gabarito?
- Quanto tempo leva a elaboração da redação?
- Por qual disciplina eu vou começar a resolver minha prova?
- Qual é a disciplina que eu vou deixar por último?
- Eu já conheço o local onde eu vou realizar a prova?
Todo esse planejamento tem que ser levado em conta. Afinal, fazer uma prova de concurso não é só resolver as questões. Muita coisa está em jogo na hora de você resolver a prova. Então a minha dica para quem está na reta final de estudos, é ter um planejamento para a realização da prova, levando em consideração os vários fatores que envolvem este evento.
De maneira geral, em quais matérias o candidato deve focar nesse último mês de estudos?
Existem disciplinas que são mais estratégicas. E para esse concurso as disciplinas são: Conhecimentos bancários, Bancos na era Digital, Português, Redação, Plano Distrital de Políticas para Mulheres.
Eu daria um foco maior nelas, pois elas irão representar mais da metade da prova. Lembrando que a Língua Portuguesa é uma disciplina que tem caráter eliminatório na prova objetiva e Redação também é uma matéria eliminatória e classificatória.
O meu conselho é fazer uma revisão de todo o conteúdo, levando em consideração os tópicos que o professor deu destaque em cada uma delas. Reforçar o aprendizado e lembrar sempre que não são as exceções que são mais cobradas nas provas, são exatamente as regras, aqueles conteúdos que sempre aparecem.
Quais são as principais dicas acerca dos conteúdos da disciplina de Conhecimentos bancários?
70 por cento da prova de conhecimentos bancários de 2019 se concentrou nos módulos 1 e 2 de conhecimentos bancários.
O módulo 1 é a Estrutura do Sistema Financeiro Nacional – nesse módulo eu daria maior foco no Banco Central, Copom, Conselho Monetário Nacional, os Bancos Múltiplos, os Bancos de Desenvolvimento e as Cooperativas de Crédito.
O módulo 2 são os Produtos e Serviços Financeiros – para este módulo as dicas são leasing, factoring e cartões de crédito. Assuntos muito explorados em provas. Uma dica é o tema: Caderneta de Poupança, que não caiu na última prova mas é um assunto corriqueiramente cobrado.
O Módulo 4 – Mercado de Câmbio- um assunto que há muito tempo não é cobrado, então eu não daria tanta importância
O Módulo 5 – Garantias do Sistema Financeiro Nacional – também não vem sendo cobrado.
Itens com bastante importância:
- Crédito direto ao consumidor;
- Previdência privada aberta;
- Ações;
- Debêntures;
- Lavagem de Dinheiro.
Uma outra dica muito importante é com relação a banca IADES, que gosta muito de cobrar a resolução 3919 do conselho monetário. Essa resolução fala das tarifas bancárias.
Como dividir o tempo entre conteúdo, revisão e exercícios? Indica montar um cronograma?
Na minha visão agora o foco maior está na resolução de exercícios. Conteúdo, apenas aqueles que você não estudou ainda, os que ainda precisam ser aprendidos.
Quantas horas de estudo por dia é necessário?
É muito relativo essa questão de horas porque depende da disponibilidade que o aluno tem. O que eu indico é ter um tempo de qualidade, ser mais assertivo, entender que de todos os conteúdos previstos no edital, nem todos irão aparecer.
Procure entender quais os conteúdos mais abordados, a característica do banco para qual você está estudando.
Uma dica: o BRB na sua essência enquanto instituição financeira é muito focado nos seus clientes que no ambiente físico, são maioria servidores públicos do DF. Então procure entender, o viés, algumas atividades e produtos e serviços do órgão.
Para a redação, descubra o que o Banco de Brasília tem realizado, quais os projetos, no que ele tem avançado e dado prioridade. A redação vai sair daí!
Para finalizar uma dica para quem está em busca de uma vaga:
Concurso público não é só estudar. Passar em concurso público requer um controle emocional, paz e tranquilidade. Minha dica é: trabalhe o seu emocional até o dia da sua prova!