Congresso Brasileiro do Algodão destaca os benefícios das tecnologias de irrigação
agro

Congresso Brasileiro do Algodão destaca os benefícios das tecnologias de irrigação

Com o objetivo de estar cada vez mais próximo dos cotonicultores, a Lindsay América Latina, apresenta com sua equipe técnica, suas mais recentes inovações, que além de melhorar a produtividade das lavouras, garantem o plantio no momento certo da janela

Com a colheita de mais de 3,7 milhões de toneladas de algodão, a safra 2023/2024 levou o Brasil ao posto de maior produtor da fibra do mundo. De acordo com os dados divulgados pela Agência Brasil, o país também se tornou, oficialmente, e pela primeira vez na história, o maior exportador mundial de algodão, superando os Estados Unidos. Os resultados comprovam o potencial da cultura, que com o auxílio de tecnologia pode ir muito além. É diante deste cenário de oportunidades, que acontece de 3 a 5 de setembro, em Fortaleza/CE, a 14º edição do Congresso Brasileiro do Algodão (CBA).

O evento reúne um seleto público altamente técnico e qualificado para discutir as principais inovações do setor, e que este ano terá entre as novidades as tecnologias para irrigação. Os destaques serão apresentados pela Lindsay América Latina, multinacional representada pelas marcas Zimmatic™ e FieldNET™, que participa pela primeira vez do evento como expositor e apoiador.

De acordo com Eduardo Navarro, vice-presidente na companhia, fazer parte do CBA é muito importante, pois vai ao encontro dos objetivos da empresa que é saber de perto as necessidades do produtor de algodão. “Nos últimos anos, o cotonicultor sofreu muito com as secas que impactaram na produtividade. A Lindsay entende isso, busca estar presente apresentando à classe produtora suas inovações em pivôs e tecnologia de manejo da irrigação para cultura”, destaca.

As tecnologias da irrigação podem proporcionar diversos benefícios ao cotonicultor. Além da segurança da produção e a melhor produtividade, as ferramentas garantem ainda que se cumpra a correta janela de plantio. Por exemplo, atualmente a produção brasileira está concentrada em sua maioria em Mato Grosso e também no Oeste da Bahia, nesta última safra, houve produtor que não teve condições de semear a soja precoce e foi obrigado a plantar mais tarde.

Desta forma, correndo risco, colheram metade da safra, pois tinha que correr contra o tempo para cultivar o algodão na sequência. “São nessas situações em que a irrigação entra como uma ferramenta de garantia para que se cumpra as janelas ideais de plantio”, pontua Navarro.

Também durante o evento, a Lindsay celebra um importante contrato recém firmado com a SLC Agrícola, uma das maiores produtoras de commodities agrícolas do país, que possui cerca de 670 mil hectares de área plantada em 22 unidades de produção localizadas em sete estados brasileiros. Além de forte atuação no cultivo de algodão, o grupo produz milho, soja e se dedica à criação de gado.

De acordo com Navarro, essa movimentação da SLC mostra que é uma tendência do setor o investimento em irrigação para minimizar os efeitos climáticos. “O impacto que o grupo sofreu nas últimas safras fez com que eles tivessem um olhar especial sobre a importância dos pivôs e as tecnologias de irrigação. Além disso, os equipamentos entram no sistema produtivo de forma estratégica, ou seja, não apenas para garantir a produtividade, mas também, o momento correto do plantio sem atrasar o calendário”, acrescenta o executivo.

Destaque tecnológico

Durante o CBA, os visitantes terão a oportunidade de conhecer todas as tecnologias de irrigação da Lindsay, ferramentas que tornarão eficiente a gestão dos recursos hídricos para o bom desenvolvimento das lavouras. Entre as novidades da empresa, estará o recém lançado FieldNET NextGen™.

A nova interface da consagrada plataforma FieldNET estabelece aos usuários novos padrões no gerenciamento da água na irrigação, oferecendo aos produtores e profissionais agrícolas análises claras e concisas de milhares de pontos de dados processados em tempo real. Por meio de mapas, gráficos e um aplicativo móvel intuitivo, a solução mostra como os agricultores podem avaliar rapidamente suas necessidades para tomar as decisões informadas e fazer essas alterações remotamente. Desta forma garantem que a operação seja o mais eficiente possível maximizando os rendimentos com economia de tempo.

Somado a isso, o mapeamento de última geração da ferramenta, incluiu imagens de satélite e permite que os clientes visualizem geograficamente e ainda interajam com seus sistemas de irrigação e campos. Desta maneira podem monitorar padrões de irrigação, níveis de umidade do solo e outros fatores vitais que influenciam a irrigação e o desempenho da cultura com precisão sem precedentes. Complementando seus diferenciais, a ferramenta gera ainda relatórios e análises inteligentes com recomendações personalizadas para tomada de decisões em tempo real.

O evento

O Congresso Brasileiro do Algodão é o evento que reúne toda a cadeia produtiva algodoeira em um só lugar. A cada dois anos, produtores, pesquisadores, agrônomos, influenciadores, investidores e outros membros do setor algodoeiro participam desse grande encontro que envolve pesquisa, inovação, conhecimento e networking.

Promovido pela Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão), essa 14º edição do evento proporcionará durante três dias, uma imersão em tendências e políticas para o setor, debates sobre novas técnicas para as lavouras e, claro, oportunidades de negócios. São esperadas a participação de mais de três mil pessoas. “Teremos um estande onde a nossa equipe técnica vai tirar dúvidas sobre a irrigação dentro do sistema de produção. O mercado de cotonicultura é muito importante para nós e a Lindsay, está empenhada em oferecer soluções e ajudar a classe produtora em novos projetos”, finaliza Navarro.alaalll