Moda

Conheça as melhores opções de casacos para se utilizar no inverno tropical do Brasil

Com toda a sua expertise em moda e tecidos, a consultora de moda Camila Cavalcante traz peças de roupas ideais para quem mora em regiões mais quentes durante o inverno

Estamos entrando na estação mais fria aqui no Brasil: o inverno. Apesar da estação gélida estar quase batendo em nossas portas, é geograficamente improvável que todo o país sofra com baixas temperaturas devido ao seu clima tropical. Durante esta época do ano, algumas regiões possuem um clima mais ameno e, por isso, a consultora de moda Camila Cavalcante e fundadora da Escola de Moda Cá Cavalcante, traz dicas de quais casacos são mais propícios nessas regiões, sem perder o estilo.

A especialista sugere sete opções de blusas de frio leves e estilosas para te manter aquecido sem suar muito.

A primeira opção dada por Camila, que acredita ser a preferida de todos, é a jaqueta jeans. Além de ser ótima para a meia estação, essa peça combina com absolutamente tudo: blusas, calças, vestidos e o que mais sua imaginação permitir! Não muito atrás do jeans, temos também a tão conhecida jaqueta de couro. Quem nunca quis ter uma? Além de transmitir elegância e modernidade, a jaqueta combina com diversas peças lisas, podendo também compor um look all black.

Para aqueles que vivem em estados onde quase não se sente o frio, um cardigan é a melhor aposta, segundo a consultora. Geralmente encontrado em tons de cores sólidas, o cardigan é estiloso, confortável e leve. Outra opção para quem busca leveza e apenas uma proteção básica contra os ventos, sem deixar o estilo de lado, é a parka.

Se a ideia é trazer cores e uma energia mais alegre e festiva para seu visual, a jaqueta bomber é a escolha ideal. Perfeita para dar um toque de moda, essa peça é uma ótima escolha para o dia a dia. Para aqueles que são mais apegados à classe e buscam algo mais formal, a consultora de moda indica o blazer em tecidos mais leves e sem forro. “Eles são ótimos para trazer um toque de elegância para o look e, em tecidos mais frescos, como o linho, te deixarão mais arrumada sem passar calor”, explica.

Por último, temos o já conhecido trench coat. Como descrito anteriormente, ele é ideal para dias chuvosos devido à sua alta impermeabilidade. “Assim como o blazer, o trench coat é para aqueles que buscam elegância nos dias frios e chuvosos. Se combinado com peças em tons terrosos ou escuros, teremos uma combinação poderosa!”, comenta Camila.

Neste inverno de 2024, a consultora de moda acredita que muitas pessoas buscarão unir conforto, calor e estilo. E com essas dicas, ela traz conceitos de looks para quem deseja se destacar no dia a dia.

Como um casaco de chuva se tornou o ícone da moda

Criado por volta de 1820 pelo químico e inventor escocês Charles Macintosh, juntamente com o inventor britânico Thomas Hancock, o chamado ‘Mack’ foi a origem dos tão queridos casacos. Feito a partir de um tecido emborrachado de algodão desenvolvido pelos inventores, o Mack era completamente impermeável e originalmente destinado à nobreza, especificamente homens que realizavam tarefas ao ar livre, como pescar, andar a cavalo ou prestar serviços militares.

Mais tarde, por volta de 1830, os Macks evoluíram para o que conhecemos hoje como trench coat, que passaram a ser utilizados apenas por membros de alto escalão do exército britânico. Porém, os trench coats possuíam um grande problema: além de não possuírem aberturas de ventilação, eles exalavam um odor desagradável. Tendo isso em mente, em 1853, o alfaiate e empresário britânico John Emary criou o Aquascutum, um produto que tinha a mesma proposta do trench coat, porém, sem os problemas apresentados. Logo, a peça se popularizou não apenas entre o exército, mas também entre a alta classe inglesa.

Nos dias de hoje, peças derivadas do Mack, como o Aquascutum e o trench coat, se popularizaram por todo o mundo. Já não pertencendo mais apenas à alta classe, essas roupas foram ressignificadas e introduzidas no cenário da moda, com diversas cores e estilos, sendo buscadas principalmente nas estações mais frias, como outono e inverno.

Sair da versão mobile