Construtora orienta trabalhadores sobre câncer de próstata
Saúde

Construtora orienta trabalhadores sobre câncer de próstata

Construtora orienta trabalhadores sobre câncer de próstata

Durante Novembro Azul, palestras ministradas nos canteiros de obras levam conhecimento, esclarecem dúvidas e desmistificam preconceitos

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma) e a estimativa para este ano é de 65.840 novos casos. Cerca de 34% dos brasileiros descobrem a doença em uma fase mais avançada, segundo o órgão. Por isso, o mês de novembro é dedicado para chamar atenção para a seriedade da doença e alertar os homens a se cuidarem mais.

Atenta a isso, a Brasal Incorporações promove em Goiânia palestras sobre o tema para os trabalhadores de suas obras. Entre os dias 16 e 18 deste mês os colaboradores dos canteiros do Cena Marista, Reserva Newest e Reserva Parque Areião, respectivamente, receberão informações sobre o câncer de próstata. “A saúde do trabalhador é um assunto muito importante para nós. E em um ambiente ainda masculinizado é essencial chamar a atenção para essa doença e desmistificar as dúvidas que pairam sobre o assunto”, destaca o diretor da filial da Brasal na capital goiana, Thiago Galvão.

Construtora orienta trabalhadores sobre câncer de próstata

Nos três dias, a enfermeira do trabalho Nara Borges será a responsável por ministrar as palestras para os trabalhadores. “Eu sempre apresento a doença para eles, falo dos exames, da importância de descobrir cedo o câncer de próstata, as estatísticas no Brasil, das idades em que é preciso ficar mais atento e mostro um vídeo também”, destaca ela, que também visitou os canteiros para falar sobre o câncer de mama durante o Outubro Rosa, sobre o conteúdo da ação que possui duração entre 40 minutos e uma hora.

Com atuação de 21 anos na área, Nara revela que a interação dos trabalhadores é boa. “Eu chego brincando e tento deixá-los à vontade. Falo do preconceito em torno do exame do toque e tento desmistificá-lo também. Para isso levo um ânus de borracha, que possui alguns órgãos acoplados e mostro como é, escolho um para fazer o toque no material e entender como é a próstata. No final da palestra eles demonstram interesse, pedem para marcar consulta, perguntam sobre dores que possam estar sentindo, é muito bom”, salienta a enfermeira.

Construtora orienta trabalhadores sobre câncer de próstata

Entenda mais
A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. Ela produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

Segundo o Inca, mais do que qualquer outro tipo, o câncer de próstata é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.