Evento reuniu representantes de governos, do judiciário, e especialistas da sociedade civil
O Consulado-Geral dos Estados Unidos em São Paulo, com o suporte da ONG The Exodus Road e da empresa Techbiz, realizou a Conferência Internacional sobre Tráfico de Pessoas e Crimes Correlatos, nos dias 6 e 7 de maio. O evento reuniu especialistas dedicados a prevenção, investigação, julgamento desses crimes e acolhimento das vítimas.
O evento contou com palestrantes convidados de agências de aplicação da lei dos EUA e do Brasil, além de juízes, promotores, auditores trabalhistas, empresas de tecnologia, companhias aéreas e ONGs, com o objetivo de destacar questões-chave relacionadas ao tráfico de pessoas, contrabando de imigrantes e refugiados, sob a perspectiva de cada organização participante.
O encontro também proporcionou a oportunidade de networking para os cerca de 150 investigadores, formuladores de políticas públicas, juízes, promotores e representantes de empresas privadas e do terceiro setor de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná e Brasília. Um dos destaques da programação foi o depoimento de um sobrevivente de tráfico humano, que compartilhou os detalhes de como foi enganado por falsa oferta de emprego no exterior e acabou retido em Myanmar por uma rede criminosa.
“O tráfico de pessoas é uma indústria que movimenta bilhões de dólares por ano, mas ainda é subnotificado e, muitas vezes, passa despercebido. É crucial abordar essa questão de uma perspectiva multifacetada, reunindo especialistas da aplicação da lei, do judiciário, de ONGs e de empresas privadas”, avalia o cônsul-geral dos EUA em São Paulo, Richard Glenn.
Os EUA visam aprimorar a sua própria segurança e contribuir com a segurança dos brasileiros por meio de parcerias com governos locais, agentes de aplicação da lei e da sociedade civil. Isso envolve treinar e equipar forças de segurança nacionais com as ferramentas, técnicas e melhores práticas no combate ao crime organizado.
Essa conferência faz parte desses esforços ao reunir um grupo de especialistas para abordar e compartilhar informações e experiências sobre a questão do tráfico de pessoas e como as redes de crime organizado que exploram esse crime atuam.