Coral formado por pessoas com deficiência auditiva
Cidadania

Coral formado por pessoas com deficiência auditiva

Coral formado por pessoas com deficiência auditiva faz cantata inédita de natal, no Órion

Projeto “Ouvindo os sons da vida” será realizado pela Opimed no piso 2 do Orion Shopping, com entrada gratuita na quinta, 12 de dezembro

Ranoika Carneiro tem 44 anos, possui deficiência visual e auditiva, mas as dificuldades sensitivas não são barreiras para ela compartilhar o espírito natalino. No próximo dia 12 ela integra o elenco do coral “Ouvindo os Sons Da Vida”, que se apresenta no piso 2 do Órion Shopping. As vozes serão acompanhadas de trompete e teclado e tem entrada gratuita a partir das 19h30. A iniciativa é da loja de aparelhos auditivos Opimed que reuniu 20 pacientes, idosos e com deficiência auditiva, para um projeto que promete encantar com repertório natalino e instrumentos.

Ranoika é um desses exemplos de superação que participa do projeto.  Ela nasceu com catarata congênita e, por esse motivo, tem algumas limitações como dirigir. A deficiência auditiva, apesar de ter sido amplamente pesquisada, não conseguiu descobrir qual a causa da perda da audição. “É a primeira vez que eu participo de algo assim. Acho que é uma oportunidade de mostrar para todo mundo que nós, mesmo com a deficiência, temos potencial”, garante. Ranoika afirma ainda que participar do coral é um excelente momento de conhecer novas pessoas e entender a dificuldade de cada um.

A coordenadora da equipe de Fonoaudiologia da Opimed, Juliana Borges, garante que vai ser uma apresentação repleta de emoção. “O nome do projeto faz alusão aos pacientes surdos que expressam de maneira singular as músicas de natal”, afirma. O repertório contempla as tradicionais canções: Medley de Natal, Se tu quiseres crer, Noite feliz, Aleluia e Marcas do que se foi.

Segundo a musicista responsável pelos ensaios, Elen Lara, para muitos é a primeira experiência com a música. “Cada participante está com muita expectativa. É importante para cada um mostrar seu potencial e isso se transformará em emoção na apresentação”, ressalta.

Serviço: Cantata de Natal – Ouvindo os sons da vida

Horário: 19 horas

Local: Piso 2 do Órion Shopping

Entrada: Aberto ao público