Por Mauro Magalhães – Ex-deputado e empresário.
Todas as vezes que o calendário indica que, em uma quinta de junho, é feriado de Corpus Christi, lembro das lindas festas de minha cidade, Ponte Nova, em Minas, no início da minha infância, é das lindas procissões que acompanhei, aqui no Rio, com minha família .
Lembro, ainda, das lindas celebrações, pelo saudoso amigo e grande cardeal, Dom Eugênio Sales, das mais recentes, com Dom Orani Tempesta, e, também, das comemorações nas igrejas da Barra da Tijuca.
De família católica , aprendi a participar, com muita fé, das cerimônias do Corpus Christi.
A origem da solenidade do Corpo e Sangue de Cristo vem do século XIII. O Papa Urbano IV, que, na época, era o cônego Tiago Pantaleão de Troyes , arcediago do Cabido Diocesano de Liege, na Bélgica, teria recebido o segredo da freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon, que teria visto Jesus Cristo, com o desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque, pelos cristãos.
Em 1264, quando o cônego Tiago Panta Leão já tinha se tornado o Papa Urbano IV, teria ocorrido o chamado Milagre de Bolsena, quando um sacerdote teria visto sair sangue, da hóstia.
O Papa Urbano decidiu, então, que os objetos milagrosos fossem levados para Orvieto, em grande procissão, que aconteceu em 19 de junho de 1264.
Essa foi, então, a primeira procissão de Corpus Christi. Instituída em 8 de setembro de 1264, pelo Papa Urbano IV, para ser celebrada na quinta, depois da oitava de Pentecostes.
O ofício escolhido pelo Papa Urbano IV, para ser cantado durante a celebração, foi composto por Dom Tomás de Aquino. Esse cântico permanece até hoje, nas festas de Corpus Christi.
No Brasil, a data é feriado facultativo.
Na terra onde nasci, Minas Gerais, muitas cidades comemoram o Corpus Christi com arte.
As ruas de cidades históricas, como Mariana, por exemplo, são enfeitadas com serragem e pinturas.
Também tive o prazer de participar de cerimônias em cidades do Rio de Janeiro.
O costume de enfeitar as ruas das cidades, no Brasil, veio de Portugal.
Nas terras portuguesas, a festa de Corpus Christi começou a ser comemorada em 1282, por Dom Dinis, desde o tempo de Dom Afonso III.
Bom feriado para todos.