Teatro

“Detentos”, a vida dentro de uma cela. Do escritor e diretor Francis Mayer

O espetáculo teatral Detentos, do consagrado escritor e diretor Francis Mayer, foi um sucesso estrondoso, na década de 2000, com os galãs da novela Malhação, Erick Marmo, Miguel Nader e Renato Vianna, na Rede Globo, há mais de 20 anos. A peça voltou em cartaz em julho deste ano, no Rio de Janeiro, e o que era para ser uma curta temporada, acabou se prolongando, devido o sucesso de público o espetáculo continuou até o dia 25 de outubro, para quem não assistiu, sai de cartaz nesta sexta.

No elenco, Maurício Silveira (Miguel, chefão da cela), Leo San (Backstreet), interpreta o mesmo personagem estrelado por Erik Marmo (na época, um dos galãs recordistas de cartas da Globo), além de Diego Rosa (Fábio), Ney Feijó (Verruga), Samuel Godois (Babi) e Fernando Peres (Vavá). Cinco presos confinados em uma cela, onde o passatempo deles são disputas de poder, a violência e a articulação de uma fuga durante uma rebelião, pré-anunciada. Mas tudo muda, quando um jovem de classe média é preso por homicídio e jogado no mesmo espaço, criando um ambiente de disputa, pelo novo morador da cela.

Numa visão nua e crua da vida dos encarcerados, o texto é também de Francis Mayer, além de diretor. Detentos evidencia a personalidade e os anseios de cada um desses personagens que estão vagando nesta solidão social. Condenados à marginalidade, o caminho de volta já não é mais uma escolha possível.

Através da trajetória cruel de cada um, os personagens sofrem ou fazem sofrer, vivem, exploram ou são explorados, alimentam expectativas ou esperanças pelo futuro, têm a consciência ou, às vezes, agem sem pensar.

Embora trate de um assunto polêmico e sério, o texto captura momentos divertidos ao mostrar que a perda da liberdade e a restrição a um espaço físico limitado não conduzem somente à barbárie.

Serviço:
“Detentos”
Texto e Direção de Francis Mayer @mayerfrancis
Elenco: Elenco: Maurício Silveira (@mauriciosilveiraoficial), Leo San (@leo_san_oficial), Diego Rosa (@diegorosa01), Fernando Peres (@lfoliperes), Ney Feijó (@neyfeijo) e Samuel Godois (@samuelgodois).
Cenografia, Figurinos e Trilha Sonora de Francis Mayer
Iluminação de Riko Coutinho
Sexta-feira, 25 de outubro, às 20 horas.
Classificação: 18 anos
Duração: 70 minutos
Cine Teatro Jóia 
Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 680 – Copacabana – Rio de Janeiro

#bsbflash #claudelopes70 #detentos #francismayer #mauriciosilveira #leosan #erikmarmo #diegorosa #neyfeijo #samuelgodois #fernandoperes

Sair da versão mobile