Por Mauro Magalhães – Ex-deputado e empresário.
Depois das lindas e esperançosas comemorações pela chegada de 2024, a população do Brasil e povos de vários países comemoram, logo no início do ano, em 6 de janeiro , o Dia de Reis.
De acordo com a tradição cristã, o Dia de Reis é a data da visita dos Reis Magos do Oriente, que visitaram o Menino Jesus, na madrugada de 5 de janeiro a 6 de janeiro.
A visita dos Reis Magos Melchior, Gaspar e Baltazar, a Jesus Cristo, Maria e José é contada no Evangelho de São Mateus.
De acordo com São Mateus, os Reis Magos souberam do nascimento de Jesus Cristo, em Belém da Judéia, parte montanhosa no sul da Palestina, entre o Mar Morto e o Mar Mediterrâneo.
Ainda, conforme relata o Evangelho de Mateus, os Reis Magos tiveram um sinal divino, pela estrela que indicou o caminho do estábulo onde nasceu Jesus.
Na visita, os Reis Magos decidiram levar tesouros para presentear Jesus e sua família.
Antes de encontrar Jesus, os Reis do Oriente estiveram em Israel e se encontraram com Herodes, governador da região.
Os Reis Magos perguntaram a Herodes sobre Jesus, o Rei dos Judeus.
Mas, Herodes, com medo de perder o seu poder, sentiu -se ameaçado, com a notícia do nascimento de Jesus.
Quando os Reis Magos encontraram com Jesus, no estábulo, entregaram à família três presentes, ouro, mirra e incenso.
Quando partiram, os Reis Magos sonharam que Deus pedia para eles não contarem a Herodes sobre o lugar onde estava o Menino Jesus.
A narração da Bíblia é a de que os Magos vinham do Oriente.
Os nomes dos Magos não foram mencionados na Bíblia.
Mas, historiadores e pesquisadores descobriram que os nomes dos Reis Magos vieram de um documento grego, escrito por volta do ano 500 depois de Cristo.
De família mineira, descendente de europeus, aprendi a comemorar o Dia de Reis, desde criança.
Trazida para o Brasil e para a América Latina, pelos colonizadores portugueses espanhóis e italianos, a festa católica foi incorporada à Cultura Popular.
Durante anos, foi disseminada, popularmente, a simpatia de comer romã, colocar três de seus caroços na carteira, para que não falte dinheiro o ano todo.
No Nordeste do Brasil, a festa de Reis é comemorada com músicos, cantores e dançarinos. E, também, roupas típicas, coloridas, estandartes, troca de prendas.
No Sudeste, também é comemorada a data, de acordo com a tradição. Com o delicioso bolo de Reis, vinhos, etc.
No Rio Grande do Sul, em alguns municípios, a tradição de comemorar o Dia de Reis em família se parece muito com as celebrações dos argentinos. Que trocam presentes e celebra na data com muita fé, boa comida e boa bebida.
O tradicional bolo de Reis é o prato mais conhecido. Um misto de bolo e pão, com frutas cristalizadas, como o pêssego e o figo . Com nozes, amêndoas, passas, rum, vinho do Porto, ovos , leite e açúcar. Em formato de coroa. Que simboliza os presentes levados pelos Reis Magos ao Menino Jesus.
A ideai de comemorar o Dia dos Reis resgata os desejos de paz, esperança, fé, solidariedade ( A caridade) e muita prosperidade.
Feliz Dia de Reis!