No ano passado, o GVM movimentado pelas lojas que utilizam as plataformas Bagy e Tray chegou a cerca de R$ 950 mi em vendas, entre maio e junho
Joias, eletroeletrônicos, celulares e acessórios, roupas e calçados e serviços de estética e beleza foram os itens mais contratados pelos consumidores
São Paulo, junho de 2024 – O Dia dos Namorados, em 12 de junho, deve turbinar as vendas do comércio online, tanto em produtos quanto em serviços, neste ano. De acordo com a LWSA, ecossistema de soluções digitais para empresas, artigos como jóias, celulares e acessórios, eletroeletrônicos, roupas e calçados, além de serviços como estética, foram os mais vendidos no ano passado e seguem como os mais buscados neste ano.
Apenas em maio e junho de 2023, o GMV transacionado, que é o volume em reais de vendas por lojistas que utilizam a Tray e Bagy, plataformas de gestão de e-commerce da LWSA, chegou a cerca de R$ 950 milhões, um acréscimo de 6% na comparação com igual período de 2022. Já o Melhor Envio, plataforma de soluções de frete, registrou um aumento de 10,5% na emissão de etiquetas para o transporte de mercadorias, no mesmo período.
Neste ano, segundo projeções da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), o faturamento do e-commerce deve chegar a R$ 205,11 bilhões, e a expectativa é que essa tendência de crescimento continue nos próximos quatro anos.
Promoções para vender mais
De acordo com Thiago Mazeto, diretor da Tray, por ser uma data emotiva e presenteável, o Dia dos Namorados oferece múltiplas oportunidades para os empreendedores aumentarem as vendas. “O lojista pode oferecer descontos em produtos e em fretes, montar kits e pacotes criativos, fazer parcerias para descontos em hotéis, bares, restaurantes e estética que também tem um crescimento muito grande de demanda neste período. Tudo isso ajuda a atrair mais a atenção do consumidor”, explica.
Liveshop e tráfego pago para atrair o consumidor
Para Mazeto, os lojistas também têm de apostar na criatividade em suas ações de marketing pelas redes sociais, com a realização de liveshop e o uso do tráfego pago para atrair mais consumidores. “As lives ajudam a mostrar o funcionamento de um produto, a interagir, tirar dúvidas e até dar ideias bacanas para o consumidor presentear alguém nesta data”, destaca.
Pix e cartão de crédito facilitam pagamento
“O PIX e o cartão de crédito são formas de pagamento que facilitam significativamente o processo de compra em lojas virtuais, cada uma com características e benefícios distintos. O PIX permite transferências de dinheiro em tempo real, 24/7, com baixo custo, facilidade de uso via QR code ou chave PIX, segurança com autenticação dupla e inclusão financeira para quem não possui cartão de crédito.
Já o cartão de crédito oferece vantagens como pagamento parcelado, conveniência e familiaridade para os usuários, programas de recompensas e diversas proteções ao consumidor. Ao disponibilizar a maior variedade de métodos para o consumidor, além de boleto, o lojista está aumentando as chances de conversão de vendas na loja, dando a liberdade de escolha para seu cliente’,
Para se ter uma ideia, alguns estudos de mercado feito por consultorias especializadas no tema, indicam que as compras que de fato se concretizam no Checkout indicam que o PIX a taxa de conversão é superior a 90%, seguida do cartão com 70%, ou seja, são dois métodos fundamentais para a conversão do lojista”, destaca Monisi Costa, diretora Executiva de Payments & Banking da Vindi, plataforma de serviços financeiros.