Geral

Eleição do Brasil para a Junta Executiva do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos

Eleição do Brasil para a Junta Executiva do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT)

O Brasil foi eleito para presidir a Junta Executiva do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), no período 2022-2023. A eleição ocorreu durante a primeira reunião anual do foro, realizada em Nairóbi (sede do Programa), de 29 a 31 de março.

O ONU-Habitat atua em prol do desenvolvimento urbano sustentável, com especial atenção ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 (“cidades e comunidades sustentáveis”). É também central para a promoção da Nova Agenda Urbana, adotada na III Conferência das Nações Unidas sobre Assentamentos Humanos (Habitat III), em 2016, em Quito.

A Junta Executiva, integrada por 36 países, é responsável por supervisionar as atividades do Programa, fortalecer sua transparência e efetividade e mobilizar fontes de financiamento.

O ONU-Habitat está presente no Brasil há mais de 20 anos. O Escritório Regional para a América Latina e o Caribe, assim como o Escritório para o Brasil e Cone Sul, estão localizados no Rio de Janeiro.

[Nota publicada em: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-a-imprensa/eleicao-do-brasil-para-a-junta-executiva-do-programa-das-nacoes-unidas-para-assentamentos-humanos-onu-habitat].

Sair da versão mobile