Especialistas em TI são os mais requisitados no mercado de trabalho
Notícias

Especialistas em TI são os mais requisitados no mercado de trabalho

As empresas lidam com uma quantidade massiva de dados e informações que precisam ser destrinchadas diariamente. Para isso são necessários profissionais que conheçam essas informações para analisar e descobrir tendências de mercado em meio às informações coletadas – os especialistas em ciências de dados.

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), atualmente, existem 845 mil vagas em TI no Brasil. “Temos uma demanda latente por especialistas em Big Data e Middleware, por exemplo. Faltam hoje no mercado talentos que preencham os pré-requisitos destas vagas”, comenta Eunice Soares, Gerente de Inovação e Transformação de Dados da Tecnisys. “Dentro das organizações essas áreas são as mais requisitadas”, completa.

Excesso de vagas e ausência de mão de obra qualificada. Esta é a realidade do mercado de tecnologia no Brasil. “Existem vagas abertas, mas não encontramos desempregados. Ou seja, há mais vagas do que candidatos disponíveis”, conta a Gerente de Consultoria e Serviços Especializados da Tecnisys, Clara Larissa Barbosa.  Como consequência, ano após ano há uma lacuna entre as necessidades das empresas e o número de profissionais disponíveis. Na Tecnisys, empresa brasiliense fundada há 28 anos, existem vagas que não são preenchidas há quase 1 ano.

A ausência de mão de obra em tecnologia não é exclusiva no Brasil. Segundo a IDC, consultoria mundial para os mercados de tecnologia, o mercado de TI, globalmente, terá déficit de 570 mil profissionais só em 2020.