Estácio Brasília promove ação solidária contra a pobreza menstrual
bem-estar

Estácio Brasília promove ação solidária contra a pobreza menstrual

Por meio do trote solidário, realizado entre calouros e veteranos, o Centro Universitário Estácio Brasília iniciou o semestre com uma importante campanha de arrecadação de absorventes e coletores menstruais. Os itens serão destinados ao Instituto SOBRE NÓS, localizado em Brazlândia (DF), e ao Instituto ELA, que presta apoio a mulheres em situação de pobreza menstrual — uma realidade enfrentada por muitas brasileiras e por mulheres ao redor do mundo.
A ação busca sensibilizar os estudantes para a doação de materiais essenciais de higiene menstrual, contribuindo para o combate à pobreza menstrual, caracterizada pela falta de acesso a recursos para a compra desses itens, o que compromete a saúde e o bem-estar das mulheres. A iniciativa é promovida pelo Instituto Yduqs, em parceria com a campanha Adote um Ciclo, do Instituto ELA. A proposta também partiu dos próprios alunos da Estácio Brasília, reforçando o compromisso da instituição com a responsabilidade social.
De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Extensão, Murilo Bataglia, a campanha é um exemplo de cidadania e empatia. “O Centro Universitário Estácio de Brasília, ao apoiar esta ação, contribui para a promoção da saúde menstrual e para diversas outras frentes de responsabilidade social. A participação dos alunos é fundamental para o sucesso da campanha, que também contabiliza horas complementares”, afirmou Bataglia.
Segundo dados da pesquisa Pobreza Menstrual no Brasil: Desigualdade e Violações de Direitos, divulgada pela UNICEF e pelo UNFPA, mais de 713 mil meninas no Brasil vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro, e mais de 4 milhões não têm acesso a produtos básicos de higiene menstrual nas escolas. A campanha da Estácio Brasília busca reduzir esse impacto e promover mais equidade para mulheres em situação de vulnerabilidade.
A campanha acontece até 30 de maio. Quem desejar doar absorventes pode entregá-los no ponto de coleta localizado na unidade da Estácio em Taguatinga Sul.
Serviço:
Unidade Estácio Brasília St. G Sul Csg 9 Q Cs Cs 9, 151 – Taguatinga, Brasília/DF. CEP: 72035-509.