Nesta sexta-feira, 15 estudantes brasileiros embarcam rumo aos Estados Unidos para participar da Regeneron International Science and Engineering Fair (ISEF) 2025, a maior feira internacional de ciências e engenharia para estudantes do ensino médio. Os jovens foram selecionados pela Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), realizada em março, e apresentarão seus projetos na cidade de Columbus, Ohio, entre os dias 10 e 16 de maio.
A delegação da FEBRACE reúne estudantes de escolas públicas e institutos federais de diferentes regiões do Brasil. São autores de nove projetos que se destacaram por sua excelência científica, originalidade e relevância social. Entre os temas estão o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para o tratamento de água, ferramentas de inteligência artificial para combater a desinformação, pesquisas inovadoras na área da saúde, soluções de reaproveitamento de resíduos e alternativas ecológicas para embalagens e cerâmicas.
A participação da delegação conta com o apoio da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, que custeou as despesas de transporte, credenciamento, hospedagem e alimentação, como parte do compromisso com o fortalecimento da educação científica e do intercâmbio internacional entre jovens talentos.
Além dos estudantes da FEBRACE, o Brasil também será representado na ISEF por alunos selecionados pela Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (MOSTRATEC), de Novo Hamburgo (RS), totalizando 28 participantes brasileiros. No total, mais de 1.600 estudantes de cerca de 60 países participarão da feira, que distribui aproximadamente 9 milhões de dólares em prêmios, bolsas de estudo, estágios e reconhecimentos em 22 categorias científicas, além de prêmios especiais concedidos por universidades e instituições de pesquisa de todo o mundo.