O presidente da Comissão Reguladora Nuclear dos Estados Unidos (NRC), Christopher Hanson, e o presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear do Brasil (CNEN), Francisco Rondinelli Júnior, renovaram por mais cinco anos o acordo de cooperação nuclear entre as agências regulatórias dos dois países.
O acordo assinado em Viena, durante a Conferência Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), estabelece uma estrutura para a cooperação em segurança nuclear, proteção e assuntos regulatórios, com o objetivo de proteger pessoas e o meio ambiente.
Rondinelli afirmou que esta parceria é de “extrema relevância” para os países, que mantêm o acordo desde 1976. A renovação do acordo facilitará a colaboração regulatória para ajudar a extensão da vida útil das usinas nucleares e o licenciamento de novos reatores, incluindo os Pequenos Reatores Modulares (SMRs). Esse acordo ressalta a importância da colaboração que data da da época em que nossos dois países estabeleceram relações em 1824.