No Brasil, palestras e mostras de fotos e vídeos da NASA contam a história das missões Apollo
Dia 20 de julho marca o cinquentenário da chegada do homem à Lua pela missão Apollo 11 dos astronautas Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins. A Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil estão promovendo uma série de atividades no país para celebrar essa data que, há cinco décadas, atraiu a atenção do mundo e estabeleceu um novo patamar para a ciência e a indústria espacial.
A Embaixada e Consulados dos EUA e os Correios se uniram para lançar um selo comemorativo sobre a jornada do homem à Lua – um recorte da clássica foto, cedida pela NASA, de uma pegada deixada na Lua representando simbolicamente a famosa frase de Neil Armstrong: “Um pequeno passo para um homem, um salto gigante para a humanidade”.
O encarregado de Negócios da Embaixada e Consulados dos EUA, William Popp, afirma que, com essas iniciativas, a ideia é fomentar o interesse pela ciência, tecnologia, engenharia e matemática: “A nossa expectativa é compartilhar essa experiência histórica com as novas gerações, incentivando maior curiosidade pela área científica. Em breve, esperamos ver mais brasileiros trabalhando na área espacial juntos com seus colegas norte-americanos. Essas atividades visam o fortalecimento contínuo das relações entre os dois países, que compartilham muitos valores”.
Eventos:
Em Brasília, o encarregado de Negócios da Embaixada e Consulados dos EUA, William Popp, acompanhará o ministro da Cidadania, Osmar Terra, na apresentação do filme “O Primeiro Homem”, organizado pelo Ministério com apoio da Embaixada. De 25 a 27 de julho, a Embaixada promoverá uma série de eventos com a astronauta e primeira mãe no espaço, dra. Anna Fisher. Ela ministrará palestras e participará de mesas-redondas sobre seu período trabalhando na NASA e o impacto das mulheres nos campos da ciência, tecnologia, engenharia e matemática. No dia 31 de julho, o encarregado de Negócios, William Popp, o ministro do MCTIC, Marcos Pontes, e o presidente dos Correios, Floriano Peixoto, farão o lançamento do selo comemorativo da chegada do homem à Lua no Planetário. A astronauta norte-americana Anna Fisher estará presente.
Em São Paulo, o Consulado Geral dos EUA apoia uma exposição no Planetário Professor Aristóteles Orsini no Parque Ibirapuera, “Lua à vista: 50 anos do primero passo” com eventos de 19 a 20 de julho. Na ocasião, haverá o lançamento do selo comemorativo da chegada do homem à Lua. Nos dias 28 a 30 de julho, o Consulado Geral presentará eventos com a astronauta dra. Anna Fisher. Ela ministrará palestras no Planetário e no Museu Catavento e participará de mesas-redondas com mulheres nos campos da ciência, tecnologia, engenharia e matemática.
No Rio, o Consulado Geral dos EUA e o Planetário do Rio inauguram sábado, dia 20, às 14h30, a exposição “Um gigantesco salto: a jornada para a Lua”, que reúne fotos, ilustrações e vídeos dos arquivos da NASA sobre a trajetória das missões Apollo até o bem-sucedido pouso em solo lunar em 20 de julho de 1969. Na ocasião, acontecerá, também, o lançamento do selo comemorativo dos Correios. A exposição ficará aberta ao público por um ano. Em julho e agosto, serão exibidos filmes sobre a época da exploração espacial, seguidos de bate-papos com astrônomos e pesquisadores sobre as missões espaciais.
Informacões à imprensa: imprensario@state.gov / (21) 3823-2149/2119/2122.
Em Porto Alegre, entre os dias 15 e 19 de julho, das 18h às 22h, uma exposição temática intitulada: “Um pequeno passo para um homem, um salto gigante para a humanidade – Celebração dos 50 anos da chegada do homem à Lua” será promovida no Observatório Astronômico da PUCRS. A iniciativa tem apoio do Consulado Geral dos EUA em Porto Alegre e integra a programação de um dos maiores feitos da história da humanidade e do qual decorreram diversos benefícios para a vida cotidiana. No local, materiais e curiosidades dos anos 1960/1970 e a observação da Lua por meio de lunetas estarão ao alcance do público. Entrada gratuita. No dia 19 de julho, véspera do cinquentenário da chegada do homem à Lua, será exibido um documentário sobre a viagem. O Observatório Astronômico fica localizado na sala 601 do prédio 8 do Campus (Av. Ipiranga, 6681 – Porto Alegre). Mais informações pelo telefone (51) 3353-4436 (a partir das 17h).
Em Belo Horizonte, a cônsul dos EUA, Rita Rico, participará da cerimônia de lançamento do selo comemorativo da chegada do homem à Lua. O evento será no dia 20 de julho, às 18h30, no Planetário do Espaço do Conhecimento da UFMG. O lançamento é realizado pelos Correios em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e fará parte das atividades da Virada Cultural da capital mineira, que desde 2013 promove a arte e a cultura em BH, e do Festival de Inverno da UFMG, que também inclui outras atividades em homenagem aos 50 anos da viagem do homem à Lua, como observação noturna, karaokê temático e exibição de sessões no Planetário.