O Espaço Cultural Renato Russo recebe neste mês a 32ª exposição anual da Ikebana Sogetsu de Brasília. A mostra reúne dezenas de arranjos florais originais, além de oferecer oficinas práticas para o público interessado em praticar a arte japonesa da Ikebana. A exposição, promovida pela Ikebana Sogetsu de Brasília em conjunto com a Embaixada do Japão no Brasil, será realizada entre os dias 20 e 22 de setembro. A entrada é franca.Com o tema “Cores da Primavera”, o evento inaugura a estação das flores na capital com obras originais representativas da elegante arte japonesa da Ikebana, apresentando arranjos criados pelos integrantes da Ikebana Sogetsu de Brasília, sob a coordenação da professora Zilá da Costa Raymundo.
O grupo representa na cidade a linha moderna da Ikebana Sogetsu, fundada no Japão em 1927 e reconhecida mundialmente pela dinâmica e criatividade. A escola segue o conceito de que os arranjos florais podem ser criados por qualquer um, em qualquer lugar, e com qualquer material. A linha Sogetsu não se restringe à estética tradicional nipônica, permitindo a incorporação de influências e elementos diversos na produção de composições surpreendentes e pouco convencionais. O resultado são obras que fascinam não apenas o público conhecedor da prática de arranjos florais, mas também àqueles que ainda buscam conhecer melhor esta arte. Nesta exposição, que celebra a chegada da primavera a Brasília, os visitantes poderão admirar arranjos originais feitos com espécies nativas e exóticas, representando diferentes pontos de vista artísticos manifestados através da linguagem da natureza. O caráter efêmero das obras restringe o evento a apenas um final de semana, convidando os visitantes a apreciar a beleza fugaz da Ikebana.
Oficinas Aqueles que se sentirem inspirados pela exposição terão a chance de praticar a Ikebana Sogetsu com a orientação dos autores de algumas das obras da mostra. Serão oferecidas duas oficinas de duas horas de duração, durante as quais os participantes poderão aprender sobre plantas e flores, técnicas de conservação, além de criarem seu arranjo floral. A oficina “Ikebana Sogetsu – Técnica e Criatividade” será ministrada pelo professor Rodrigo Rezende no sábado (21/9), a partir de 14h30. No domingo (22/9), o público poderá participar da oficina “Princípios Básicos da Ikebana Sogetsu”, às 11h. As vagas para as oficinas são limitadas e estarão disponíveis por meio de inscrição prévia, no site do Espaço Cultural Renato Russo. A Embaixada do Japão oferece ao público da exposição, ainda, a oportunidade de participar de uma autêntica cerimônia do chá japonesa. O evento será realizado no Espaço Cultural Renato Russo, a partir das 16h, e está aberto para participação, observação e degustação do público. As inscrições serão feitas no local.
Ikebana Estima-se que a prática milenar da Ikebana tenha origem em conceitos filosóficos do budismo. Mas há muito tempo essa forma de expressão ganhou conotações artísticas, tornando-se uma linguagem independente com simbolismos próprios. O Ikebana e seu ambiente cultural têm evoluído de acordo com o fluxo da história japonesa, resultando em uma variedade de escolas guiadas por preceitos distintos. Dependendo do estilo seguido, os desenhos florais são compostos de acordo com regras que carregam diferentes significados.
Serviço Exposição de Ikebana – Cores da Primavera Onde: Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul Quando: Sexta e sábado (20 e 21/09) das 10h às 20h, e domingo (22/09) das 10h às 19h. Cerimônia do chá – sábado (21/9), a partir de 16h Oficina “Ikebana Sogetsu – Técnica e Criatividade” – sábado (21/9), às 14h30 Oficina “Princípios Básicos da Ikebana Sogetsu” – domingo (22/9), às 11h. Inscrições por meio do site: http://www.espacoculturalrenatorusso.com.br/?page=agenda&tag=oficina Entrada gratuita Mais informações: http://bit.ly/IkebanaBSB2019 |