As peças foram projetadas por estudantes dos cursos de arquitetura e design de interiores do DF. O evento faz parte
do concurso de ideias Mobiliário + Upcycling, do Estúdio Contextura
Desde segunda-feira (8), o CasaPark recebe uma exposição do concurso de ideias Mobiliário +Upcycling, do Estúdio Contextura. O objetivo é incentivar estudantes no desenvolvimento de produtos e na criação de projetos, e soluções criativas, a partir do uso de resíduos (vidraçaria, marcenaria e marmoraria).
A proposta, por sua vez, é trazer alternativas de design para mobiliários, de modo que peças sejam constituídas do reaproveitamento de resíduos descartados. “Eventos que proporcionam o encontro e a descoberta desse ecossistema são de grande relevância para o desenvolvimento do setor. Além das conexões entre empreendedores, também é importante a possibilidade de expandir mercados e fomentar negócios”, explica Camila Aparecida Correia de Oliveira, sócia-administradora do Estúdio Contextura.
Os visitantes poderão contemplar dez peças confeccionadas com resíduos de vidro, pedras ornamentais, MDF e compensado, além, é claro, de quatro produtos exclusivos de profissionais tidos como referência nacional no setor, Danilo Vale e Marcelo Bilac.
A exposição, que segue até o dia 21 de abril, ficará aberta das 10h às 22h, de segunda a sábado; e das 12h às 20h, aos domingos, na Praça Central. O evento conta com o apoio do Centro Universitário Iesb, da Associação Brasiliense dos Designers de Interiores, do Instituto Federal de Brasília, da Livraria Cultura e do CasaPark.
Concurso – Para o concurso, os estudantes desenvolveram um móvel a partir da utilização de resíduos. Os protótipos foram executados por três indústrias do DF (Claramar Mármores e Granitos, Quintino Brasil e Planalto Vidros Especiais).
Durante a primeira semana de exposição, a votação será aberta ao público. O vencedor, que será anunciado no dia 16 de abril, recebe o valor de R$ 3 mil reais, além do móvel produzido.