Por Mauro Magalhães – Ex-deputado e empresário.
Mesmo antes do dia de Natal, eu já recebi um presente, no início dessa semana. Que foi a vitória de meu querido time tricolor, por 2 a 0, no jogo com o Al Ahly, no estádio Rei Addullah, em Jeddah ( SAU), com gols no segundo tempo.
O Fluminense, por causa dessa vitória , estará na final do Mundial de Clubes, que acontecerá nesta sexta-feira, dia 22 de dezembro.
Criado com muitos irmãos, sempre tive família grande.
Eu e minha mulher, Thetys, sempre festejamos juntos o Natal, com nossos filhos, noras e netos.
Celebrado no dia 25 de dezembro, o Natal é uma das comemorações mais importantes do calendário religioso cristão.
E, festeja o nascimento de Jesus Cristo, em Belém, na atual Cisjordânia.
Ao longo do tempo, o Natal também se tornou festa que resgata a solidariedade e outros valores cristãos, como a fé, a esperança e a caridade,
além de sentimentos de amor ao próximo.
No Brasil e em alguns países do mundo ocidental, muitas famílias e pessoas integradas à comunidade se reúnem na noite de 24 de dezembro para 25 de dezembro.
Os historiadores dizem que o Natal, pelos cristãos, passou a ser celebrado entre os séculos II D.C. e o século IV D.C.
A primeira menção a 25 de dezembro como a data do nascimento de Jesus Cristo ocorreu em 344 D.C., com a publicação do Canógrafo de 355 D.C., um calendário ilustrado pelo calígrafo Furio Filócalo.
A menção do calígrafo Furio ao dia 25 de dezembro como a data do nascimento de Jesus Cristo teve influência de uma decisão do Papa Júlio I.
Entre os anos de 337 D.C. e 352 D.C. , o Papa Júlio I oficializou a data do nascimento de Jesus Cristo, em 25 de dezembro, Dia do Natal .
No Brasil, desde a infância, aprendemos que, no Natal, é época de reforçar o amor, a fraternidade, as orações pela paz, etc.
Os dos símbolos que mais gosto de ver, no Natal, é o presépio. Que representa a manjedoura, onde Jesus Cristo nasceu.
O primeiro presépio foi criado pelo frade São Francisco de Assis, em 1223.
São Francisco de Assis teve essa ideia, enquanto pregava o cristianismo, no interior da Itália.
Ele resolveu construir um presépio para que todos entendessem melhor o nascimento de Jesus Cristo.
A maioria das famílias brasileiras monta , em suas residências, no mês de dezembro, uma árvore de Natal. Os tamanhos são variados.
Existem árvores de Natal minúsculas, vendidas em mercados e papelarias, e, outras, gigantes , que decoram as casas desde o dia primeiro de dezembro.
A prática da montagem da árvore de Natal popularizou-se no século XIX, no Reino Unido, e se espalhou pelo mundo inteiro.
Desde criança, acostumei -me, também, com a presença do Papai Noel.
A história do Papai Noel começou com o Santo Nicolau, um bispo do século III D.C, que herdou sua riqueza para dar presentes aos pobres.
E, finalmente, outro lindo símbolo do Natal, é a Missa do Galo.
Realizada à meia-noite ( O Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro, conserva a tradição até hoje), no Vaticano, a Missa do Galo é rezada pelo Papa Francisco. E é transmitida para o mundo inteiro.
Uma das versões sobre o surgimento dessa missa é a que conta que se deve ao fato de um galo ter cantado à meia-noite, por ocasião do nascimento de Jesus Cristo.
Essas tradições estão vivas até hoje, junto com a fé, à esperança e a caridade.
Hoje, o Natal é ecumênico. É uma forma de amigos de todas as religiões e crenças trocarem amabilidades e lindos desejos de que no próximo ano haja muita saúde, paz e prosperidade .
Feliz Natal para todos vocês.