Notícias Rio de janeiro

Festas de São João

Por Mauro Magalhães  –  Ex-deputado e empresário.
  Mineiro de Ponte Nova,  nasci e cresci com o hábito de festejar o Dia de São João.
  De vez em quando,  ainda participo de festas juninas,  na Barra da Tijuca,  mas são inesquecíveis as  minhas lembranças daquelas festas juninas da minha infância, em Minas Gerais, Petrópolis e Niterói,  da adolescência, na Zona Norte do Rio de Janeiro,  e do início de minha vida política,  em Vila Isabel.
O Dia de São João é comemorado em 24 de junho porque essa foi a data do nascimento do santo que é considerado como o mais próximo de Jesus Cristo.
Além de ser parente de  Cristo,  São João Batista batizou Jesus ,  nas margens do rio Jordão.
Filho de Isabel ( prima de Maria,  mãe de Jesus) e Zacarias , João nasceu dois anos antes de seu primo,  Jesus ( 2a.c), na Judéia,  viveu como nômade,  em suas pregações e conseguia convencer a população a se batizar.
Para a igreja católica,  São João Batista é o precursor,  aquele que prepara os caminhos.
O nascimento de João já foi considerado um milagre.  A mãe dele,  Isabel, já era considerada como idosa ( de acordo com a cultura da época) para engravidar. Mas, Anjo Gabriel apareceu para Zacarias,  quando ele prestava seu serviço de sacerdote,  no templo, e anunciou que o casal teria um filho.
Pouco tempo depois, Isabel engravidou de João.
Em suas pregações,  João Batista não poupava o rei Herodes.  Que teve um caso com sua cunhada,  Herodiades.
Herodiades tinha uma filha,  Salomé.
Em um banquete,  Salomé dançou para o rei Herodes. Ele perguntou o que ela queria em troca àquela dança. Ela respondeu que queria a cabeça de João Batista.
E, Herodes mandou decapitar João Batista,  considerado o primeiro santo mártir da igreja católica.
Os portugueses trouxeram as festas juninas para o Brasil,  no período colonial.
São João é muito popular entre portugueses e brasileiros.
Além das comidas,  deliciosas,  das danças típicas e das roupas de caipiras , as festas juninas têm os balões ( atualmente,  proibidos,  em cidades grandes), a fogueira,  as brincadeiras.
Dos pratos típicos, os que mais gosto são a canjica,  o pé de moleque,  a canjica , a tapioca,  pinhão,  cuscuz,  bolo de milho,  curau, além das bebidas,  como o quentão e o vinho quente,  para espantar o frio.
Feliz Dia de São João ( vai cair neste sábado) para todos.
Sair da versão mobile