Capacitação será destinada a equidade de gênero nas próximas eleições
A experiência vivenciada nas eleições de 2018, quando concorreu à Câmara Legislativa do Distrito Federal, e os 18 anos em que milita politicamente em favor da equidade de gênero e da participação da mulher na política serão os temas da palestra que a administradora de Brasília, Ilka Teodoro, fará no próximo domingo. Ela irá conduzir o encerramento da primeira edição do curso de Formação Política para Mulheres, uma iniciativa conjunta das entidades Abradep (Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político), Elas Pedem Vista, Elas no Poder e Me Farei Ouvir. Serão 30 participantes presenciais e 90 mulheres on line.
“Conhecer por dentro como funciona um partido político e a estrutura do sistema eleitoral brasileiro é uma experiência que não se encontra em manuais”, comenta a gestora.
“Vou narrar sobre os desafios enfrentados no ano passado”, acrescenta. Segundo ela, essa iniciativa visa contribuir com a formação política de mulheres que querem ingressar na política partidária.
Além dos casos concretos que serão compartilhados, o conteúdo da capacitação inclui tópicos como Gênero, Política e Mídia; Participação Feminina na Política, Campanha de Mulher e Direito Eleitoral. “Será um abordagem de conceitos estruturais, estratégias, planejamento e organização de uma campanha eleitoral”, informa Ilka.
O objetivo dos organizadores e palestrantes é converter o conteúdo da capacitação em um manual, além de repetir o curso em futuras edições.
As inscrições para a primeira turma já estão encerradas.