Na próxima segunda-feira, dia 26 de maio, o Chef Francisco Ansiliero será agraciado com o título de Cidadão Honorário de Brasília, em uma cerimônia na Câmara Legislativa do Distrito Federal. A honraria foi proposta pelo deputado Eduardo Pedrosa e representa o reconhecimento de anos de dedicação à gastronomia da capital.
Desde 1988, Francisco está à frente do icônico Dom Francisco Restaurante, que se firmou como um verdadeiro símbolo da boa gastronomia no DF. Quase um ponto de encontro obrigatório para quem deseja explorar o melhor da culinária brasiliense, o Restaurante tem duas unidades e é integrante ativo da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança.
Sobre o Chef
Francisco Ansiliero nasceu em Iomerê (SC) no dia 10 de setembro de 1939 e, antes de se estabelecer em Brasília, viveu em Santa Catarina, São Paulo e Rondônia. Casado e pai de três filhas, ele possui formação em filosofia e pedagogia, complementada por um mestrado em psicologia educacional.
Antes de se tornar um renomado chef e proprietário de restaurante, Francisco teve uma trajetória diversificada. Atuou como padre, professor universitário, diretor de escola e líder político, tendo sido diretor da UNE durante um período difícil da história do Brasil.
Com um forte compromisso em compartilhar seu conhecimento, Francisco formou uma geração de novos chefs, sempre disposto a orientar e ajudar outros profissionais a se destacarem no mundo da gastronomia, que hoje faz de Brasília o terceiro polo gastronômico mais importante do país.
Ao pensar nos pratos do Restaurante, o chef busca integrar história e cultura, inspirando-se em sua própria trajetória e em suas viagens pelo Brasil. O menu é um reflexo dessa rica experiência, oferecendo uma vasta diversidade de pratos e uma das maiores cartas de vinhos do país.
A honraria recebida por Francisco Ansiliero é um justo reconhecimento ao seu legado e contribuição à culinária não apenas de Brasília, mas de todo o Brasil.