Por Mauro Magalhães – Ex-deputado e empresário.
O futebol voltou ao cenário do país, esta semana. Com a estreia da Seleção Brasileira, contra o time da Sérvia, as expectativas dos torcedores brasileiros e a torcida organizada para assistir os jogos, pela televisão.
Com jogadores reconhecidos pelo mundo inteiro (a maioria dos escalados atua, no momento, em clubes estrangeiros), o Brasil tem chances de vencer. Mas, todo o cuidado é pouco.
No Rio de Janeiro, além da torcida pela Seleção Brasileira, as inúmeras torcidas do time tricolor se preparam para participar , neste sábado, dia 26 de novembro, das eleições para a escolha do presidente do Fluminense.
Igual, como aconteceu nas eleições para presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais, o eleitor tricolor vai votar em urnas eletrônicas.
A eleição para os cargos de presidente e vice-presidente do Fluminense Football Club será realizada, neste sábado, com urnas eletrônicas instaladas na sede da agremiação esportiva, no bairro de Laranjeiras.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Elton Leme, enviou, recentemente, ofício à presidência do Fluminense com a confirmação do empréstimo das urnas para o pleito esportivo.
O horário estipulado pelo TRE para as eleições, em turno único, em Laranjeiras, será das 9h às 18h.
Vinte urnas eletrônicas estarão lá, na sede do clube tricolor, para a votação e contingência .
As urnas eletrônicas para as eleições do Fluminense, de acordo com o TRE, não foram usadas nas eleições gerais de outubro desse ano.
A fiscalização da votação, a apuração e a totalização dos votos serão de responsabilidade do clube.
O atual presidente do Fluminense, o advogado Mário Bittencourt, é candidato à reeleição e , até agora, um dos favoritos. Para o cargo no triênio 2023-2025. Ele tem o apoio do jogador Fred e de outros sócios tradicionais do clube. Inclusive, o meu voto.
Os outros candidatos também têm importantes trajetórias na história do time tricolor.
Marcelo Souto, do grupo político Esperança Tricolor, é o outro candidato. E, Rafael Rolim, que não está vinculado a nenhum grupo político, independente, é o outro candidato.
O candidato a vice de Mário Bittencourt é Matheus Montenegro, enquanto os candidatos a vice de Marcelo Souto e Rafael Rolim são, respectivamente, Sergio Poggi e Jorge Briard.
As eleições de sábado serão, somente, presenciais. Na sede do clube, em Laranjeiras.
A fiscalização da votação também terá a atuação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. Cerca de 20 sócios do Fluminense estão aptos a votar, entre sócios contribuintes, atleta e torcedor.
Sejam quais forem os resultados, tanto nos jogos do Brasil, na Copa do Mundo, como nas eleições para a presidência e diretoria do Fluminense, o importante é o modo democrático como são conduzidas essas disputas . Aceitar e respeitar os resultados é fundamental para a Democracia.