Governo vai legalizar 300 mil posses rurais
GDF

Governo vai legalizar 300 mil posses rurais

The view from the boulevard of Iquitos overlooking the Amazon river with the jungle in the background

O presidente Jair Bolsonaro assinou a medida provisória destinada à regularização de posses em áreas rurais. A MP tem como foco assentamentos do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), especialmente na Amazônia Legal, mas se expande para todas as regiões do país.

A assinatura da MP representa um grande avanço e reconhecimento no trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Incra e pelo então presidente da instituição, Geraldo José da Câmara Ferreira de Melo Filho, que tem entre as bandeiras a regularização fundiária. A Frente Brasileira de Habitação Popular – FBHP defende e apoia todas as iniciativas que venham em prol do saneamento do déficit habitacional do país. “Se tiver qualquer discussão sobre o limite da terra, aí vai pra vistoria in loco”, explicou o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Geraldo Melo Filho.

A medida, que foi editada, prevê a legalização de 300 mil posses em assentamentos, desse número, 86% na Amazônia. A MP dará um caráter legal à utilização de tecnologias remotas para checagem e vistoria das informações prestadas por posseiros. A ideia é utilizar a base de georreferenciamento já disponível no Incra.

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a MP traz três benefícios básicos: resolve definitivamente antigos problemas fundiários, regulariza a questão ambiental e coloca os assentados em um patamar de inclusão produtiva, permitindo que os agricultores ampliem sua produção além da subsistência.

Segundo o Incra, há no país 9.469 assentamentos ocupando uma área de quase 88 milhões de hectares. Do total de assentamentos, implantados desde 1970, com a criação do instituto, 5%  foram consolidados neste período e somente 15% dos assentados receberam o título definitivo da terra. Mais de 700 mil famílias não possuem a titulação e, por isso, não têm acesso a políticas públicas de estímulo à produção, como crédito rural.

Serviço:

Frente Brasileira de Habitação Popular – FBHP

Endereço: SHN Q. 01 Bl. A Sala 703 – Brasília-DF

www.fbhp.com.br