Grupo de Trabalho Brasil-EUA discute desafios na exportação de produtos agrícolas
Economia

Grupo de Trabalho Brasil-EUA discute desafios na exportação de produtos agrícolas

Em reunião no dia 11 de março, o Comitê Consultivo de Agricultura discutiu desafios, oportunidades de colaboração e projetos de cooperação em atividades de pesquisa agrícola 

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (MAPA) realizaram uma reunião, no dia 11 de março, do Grupo de Trabalho de Alto Nível para Promover a Cooperação e Coordenação sob o Comitê Consultivo de Agricultura. O encontro virtual teve como objetivo discutir os desafios que vêm sendo enfrentados pelos EUA e pelo Brasil na venda de produtos agrícolas em mercados de países terceiros, oportunidades para colaboração multilateral e projetos de cooperação em atividades de pesquisa agrícola.

Durante a reunião entre os representantes dos dois países foram tratados temas como o impacto de rigorosos níveis máximos de resíduos em exportações agrícolas, políticas de glifosato em mercados de países terceiros e oportunidades de coordenação em fóruns futuros, dentre eles a Cúpula de Sistemas Alimentares das Nações Unidas e a Organização do Comércio.

Como um dos resultados da reunião, os representantes dos EUA e do Brasil concordaram em permanecer com a colaboração no enfrentamento de desafios comuns entre os produtores e exportadores agrícolas de ambos os países. Dessa forma, buscam fortalecer a parceria através de trocas técnicas já nos próximos meses.

Os EUA e o Brasil enfrentam, como dois dos maiores produtores e exportadores agrícolas do mundo, desafios similares no mercado externo. Por isso, o USDA e o MAPA criaram o Comitê Consultivo de Agricultura (CCA), em 2003, com o objetivo de criar uma plataforma que auxilie no compartilhamento de informações, elaboração de interações estratégicas e colaboração nas demandas necessárias dos países.

A CCA e seus grupos de trabalho oferecem um fórum cooperativo para trabalhar em direção a políticas de comércio justo para produtos americanos e brasileiros em todo o mundo. Apesar dos desafios causados pela pandemia do coronavírus, os grupos de trabalho da CCA continuam cooperando e têm realizado regularmente reuniões virtuais para permitir que especialistas no assunto troquem informações e criem estratégias para promover políticas baseadas na ciência em mercados estrangeiros e organizações internacionais.