I Encontro de Ceramistas do Distrito Federal e Entorno
Até 30 de janeiro de 2022
Museu Vivo da Memória Candanga
Entrada franca
O I Encontro de Ceramistas do Distrito Federal e Entorno reúne artesãos, estudantes e público interessado em arte e artesanato para desfrutar de uma programação gratuita com palestras, rodas de conversa, oficinas de cerâmica, mostra de vídeos, exposição e feira de artesanato. A maratona da cerâmica vai até 30 de janeiro de 2022 (domingo) no Museu Vivo da Memória Candanga com entrada franca.
O evento é uma uma realização do NACO – Núcleo de Arte do Centro-Oeste, com apoio do Museu Vivo da Memória Candanga da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal e da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo.
Na programação há destaque para a formação, com uma série de oficinas técnicas ministradas por grandes nomes do segmento no DF e Entorno, como a Oficina de Construção de Forno de alta temperatura com José Nicodemos, Oficina de Escultura em Argila com Paulo de Paula, Oficina de Técnicas de Torno com Mestre Zinho e Maria da Paz e Oficina de Técnicas de Esmaltação com Ana Canetti.
A exposição “Artesanato em Cerâmica: da Tradição ao Contemporâneo” ocupa a Galeria do Museu Vivo da Memória Candanga com peças de cerâmica de nomes como Maria do Barro, Mestre Zinho, Dona Vilu, Mestre Jerson Marce Ugarte, Nádia Bacin, Paulo de Paula, Ana Lúcia Canetti, Andreia Pereira, Renê Lourenço Ribeiro, Gabriela Sales, Nívia Pimenta, Rita Preto, Rodrigo de Maria, Dona Vilu, Thiago Bresani, Vania Amadeu, Olena Valente, Lourenço Silva, Margarida Leal, Felipe Laraia, Thaina de Almeida Lima, Leci Maria de Castro Augusto, Maria da Paz Neves de Oliveira, Lourenço Silva e Rosi Borges.
“O NACO tem uma experiência muito valiosa no artesanato. Em 2019 realizamos o primeiro Encontro de Ceramistas do estado de Goiás e foi um sucesso. Tivemos grande contribuição de dois ceramistas renomados aqui do DF, o José Nicodemus e Paulo de Paula. A partir deste encontro e conversas com outros grupos aqui do DF surgiu a ideia de criar uma edição em Brasília. A resposta vem sendo tão positiva que já estamos preparando a segunda edição tanto em em Goiás como aqui no DF” Conta Bia Ellery.
“É uma jornada de experiência e intercâmbio, além de obras lindíssimas que serão comercializadas pelos artesãos e artistas da nossa cidade nesta exposição que levará o público para conhecer a tradição e a contemporaneidade da nossa cerâmica” Convida a curadora da exposição e gestora do Encontro de Ceramistas do Distrito Federal e Entorno.
Confira a programação:
27 de janeiro (quinta):
9h-17h
Exposição de Artesanato em Cerâmica: da Tradição ao Contemporâneo
9h-12h
Oficina Técnicas de Torno
com Mestre Zinho e Maria da Paz (Brasília/DF)
14h-15h
Mesa redonda Cerâmica: artesanato ou arte?
Debatedores: Ana Beatriz Ellery (Brasília/DF) Ana Lúcia Canetti (Brasília/DF e Curitiba/PR) e Nivalda de Araújo (Brasília/DF)
Mediação: Carolina Palhares (Brasília/DF)
15h-15h30
Trajetória do Ceramista
Depoimentos de Mestre Jailson (Brasília/DF) e Paulo de Paula (Brasília/DF)
16h-16h30
Mostra de Vídeo
28 de janeiro (sexta):
9h-17h
Exposição de Artesanato em Cerâmica: da Tradição ao Contemporâneo
9h-12h
Oficina Técnicas de Esmaltação com Ana Lúcia Canetti (Brasília/DF e Curitiba/PR)
14h-15h
Palestra “Conservação e Restauro de Cerâmica”, com Zelia Brandt (Brasília/DF)
15h-15h30
Trajetória do Ceramista
Depoimentos de Maria da Paz (Brasília/DF) e Mira Lucas (Brasília/DF)
16h-16h30
Mostra de Vídeo
29 de janeiro (sábado):
9h-17h
Exposição de Artesanato em Cerâmica: da Tradição ao Contemporâneo
9h-17h
Feira de Arte e Artesanato em Cerâmica
14h-16h30
Mostra de Vídeo
30 de janeiro (domingo):
9h-12h
Exposição de Artesanato em Cerâmica: da Tradição ao Contemporâneo
9h-14h
Feira de Arte e Artesanato em Cerâmica
11h-11h30
Encerramento