Inscrições abertas para o Projeto ”Assemblagem como ressignificação do feminino”
Oficinas

Inscrições abertas para o Projeto ”Assemblagem como ressignificação do feminino”

Com o enfoque na formação de artistas mulheres no Distrito Federal, o projeto “Assemblagem como ressignificação do feminino“ abre as inscrições no período de 20 de setembro a 04 de outubro.

 Idealizada pelo Vilarejo 21, a iniciativa irá promover um ciclo de oficinas para as artistas selecionadas, desenvolver um catálogo artístico e um livreto com propostas pedagógicas.

 A seleção das artistas será por meio de convocatória aberta, com link disponibilizado no site www.vilarejo21.com.br. Podem participar mulheres residentes do Distrito Federal, que se auto identifiquem assim, acima de 18 anos, com foco em diversas expressões artísticas. Serão oferecidas 10 vagas, sendo uma vaga para PCD.

 O projeto propõe a capacitação e promoção de um ambiente que estimula a expressão artística através da assemblagem, como uma linguagem e técnica, no qual o reuso permite reconstruir mundos possíveis de se viver. Isso implica a reutilização de objetos descartados, conferindo-lhes novos significados por meio da arte e do fazer feminino.

 Assemblagem é um termo cunhado pelo pintor e gravador Jean Dubuffet (1901-1985) em 1953, para compor trabalhos que vão além da colagem, indicando a acumulação de materiais diversos, promovendo assim, uma composição artística baseada numa “estética de acumulação“, na qual se entende que todo e qualquer material pode ser incorporado à arte.  

 As participantes selecionadas irão realizar 4 (quatro) oficinas específicas abordando assemblagem, colagem, significação de objetos cotidianos e técnicas simples de marcenaria.

  Em um período de um mês, as artistas irão produzir obras individuais baseadas nos conhecimentos adquiridos nas oficinas, as quais serão publicadas no catálogo do projeto. Nessa etapa, cada participante receberá uma bolsa-auxílio de R$ 1.000,00 (mil reais) como suporte para a produção das obras.

 Além do catálogo artístico, será produzido um livreto arte-educativo com as propostas pedagógicas para a implementação das oficinas em sala de aula, contemplando a distribuição de 500 exemplares para as escolas do DF e RAs. Também será oferecida uma oficina aberta aos alunos do Ensino Fundamental, com faixa etária de 6 a 14 anos.

O projeto “Assemblagem como ressignificação do feminino“ tem o apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa; Governo do Distrito Federal, e Realização: Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.