Inscrições para aulas de produção musical gratuitas encerram no final do mês
Oficinas

Inscrições para aulas de produção musical gratuitas encerram no final do mês

O projeto Produção Musical, Gravando uma Música do Início ao Fim, encerra as inscrições no dia 30 de julho. Trata-se de uma oficina prática de produção musical e fonográfica, que prepara os participantes para o lançamento de produtos musicais, como singles, EPs e álbuns, sob a orientação do compositor, professor e produtor musical, Jota Dale.

Esta é a segunda edição do projeto e contará com 30 vagas e 162 horas-aulas. Segundo Jota Dale, as aulas são ministradas em um ambiente de muita troca, de encontros inusitados e de muita música, e preparam os novos produtores para o mercado profissional de gravação, mixagem e masterização. As inscrições podem ser feitas de forma gratuita, até o dia 30 de julho, e o resultado será divulgado em 10 de agosto, por meio do link disponível na bio do Instagram: @umsingledoinicioaofim .

Ao final das aulas, cada turma produz um single, de um artista da cidade. “Foi muito legal ver a interação que rolou entre os três pontos do processo, na última edição do projeto. Os artistas, os alunos, e os facilitadores, todos em prol de produzir uma música juntos, o resultado final foi incrível, e dessa vez não será diferente. A ideia é melhorar ainda mais a experiência de imersão na produção musical, partindo tanto das sugestões dos alunos, quanto do amadurecimento do material que desenvolvemos ao longo da primeira edição”, afirmou.

Segundo Jota, atualmente é preciso muito pouco em termos de equipamento para começar a produzir em casa suas próprias músicas, porém, quanto menos equipamentos, mais técnica e conhecimento são necessários para chegar a um resultado competitivo no mercado da música. “A ideia do curso é mostrar todas as etapas da produção musical, detalhá-las e entregar ferramentas conceituais e práticas, que permitam aos produtores realizarem suas ideias musicais de forma mais rápida e assertiva. Essa capacitação impacta diretamente na cena musical, permitindo sobretudo aos nichos mais independentes entrarem no mercado”, disse.

Aulas
Serão três turmas com 10 alunos cada, preferencialmente de baixa renda, que além de terem acesso ao curso, receberão um subsídio diário condicionado à presença e pontualidade, com a finalidade de evitar a evasão e proporcionar aos participantes condições financeiras para transporte e alimentação nos dias de aula”, explica.

Jota contará ainda com a colaboração de seu parceiro de trabalho e sócio, Alan Pinho, também produtor, e engenheiro com sólida formação e extensa experiência no mercado musical.

Gravação do single
Os três artistas do Distrito Federal, selecionados através de chamamento público, terão a oportunidade de gravar uma música no contexto do curso, gratuitamente, servindo como base para as atividades pedagógicas.

“Faremos a pré-produção completa, gravação, edição, mixagem e masterização. Para esta última etapa, teremos a participação de Bruno Giorgi, que desenvolveu um método de masterização remota, conectando dois estúdios em localidades diferentes via internet, permitindo que o ambiente de trabalho seja compartilhado por ambos como se estivessem vendo a mesma tela do computador, e ouvindo o mesmo som através dos monitores de audio de ambos os estúdios”, explica o produtor.

Depoimentos
Participantes da última edição do projeto contaram um pouco da experiência que tiveram. Confira:

Lélia Salles (musicista): “O Jota é um profissional dedicado, competente, divertido e culto. O Curso foi bem elaborado, abordando com profundidade as técnicas de gravação, mixagem e masterização, demonstrando fluência e experiência”.

Gustavo Mesquita (arquiteto de software): “Foi uma experiência fantástica. O Jota conhece muito sobre produção, tem larga experiência na lida das gravações e montou um roteiro muito interessante para o curso”.

Priscila Nunes (estudante e DJ): Foi uma experiência incrível e que mudou para melhor minhas produções. Jota Dale é um excelente profissional e agradeço o privilégio de participar desse curso.

Pedro Sampaio (estudante): Foi uma experiência maravilhosa de aprendizado e convivência, tanto em relação ao ambiente do estúdio refinaria quanto em relação aos profissionais que eu tanto admiro que são o Jota e o Allan. Foi muito inspirador e esclarecedor pra minha vida artística e profissional.

Ao serem questionados sobre o que surpreendeu no curso, cada participante deu sua opinião sobre terem aprendido algo novo:
Lélia Salles: Para mim o funcionamento de VSTs foi algo especialmente importante. Mas, dicas sobre gravação de voz, ambientação, microfonagem foram valiosas para saber como chegar à uma sonoridade mais próxima do natural. Outra coisa que surpreendeu foi a qualidade do estúdio Refinaria, além da participação constante do Alan Pinho, que contribuiu muito com seu conhecimento sobre produção, equipamentos, acústica além de compartilhar conhecimento sobre mercado e desafios da produção musical profissional.

Gustavo Mesquita: A estrutura do refinaria é sem igual, oportunidade ótima para aprender sobre os equipamentos disponíveis. O curso acerta muito na organização e missão, fazendo um roteiro teórico sobre as etapas de gravação e depois colocando em prática na produção de um single.

Priscila Nunes: Mixagem e Masterização foram as coisas que mais tive surpresas e aprendizados.

Pedro Sampaio: O que mais me surpreendeu foi o nível de entrega e disposição dos professores para ir sempre mais a fundo nos conteúdos e nas práticas, caso fosse nossa vontade enquanto alunos.

Para finalizar, os alunos explicaram como o curso os ajudará no dia-a-dia:
Lélia Salles: vou poder produzir minhas composições com recursos, e do início ao fim do processo de produção musical. Posso montar um estúdio em casa com qualidade. Me sinto grata por ter participado da turma 1. O curso vale a pena e deixa com ‘gostinho de quero mais’!

Gustavo Mesquita: Já percebo melhora nas minhas produções caseiras, já possuía alguma experiência com gravação, mas passar pelo curso, consolidou minha visão sobre o processo e acelerou minha evolução na produção.

Priscila Nunes: Com toda certeza minha experiência em produção musical subiu de nível. A qualidade do curso proporciona aprendizados de alcance profissional.

Pedro Sampaio: O curso definitivamente vai ajudar a elevar o nível das produções que eu já vinha fazendo e, com isso, me ajudar a abrir portas para trabalhar com outros artistas.

O projeto conta com o patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura. Mais informações pelo e-mail: [email protected] .