Instituto Crescer Legal terá oito turmas do Programa de Aprendizagem em 2025
Educação

Instituto Crescer Legal terá oito turmas do Programa de Aprendizagem em 2025

Adolescentes entre 14 e 17 anos de Arroio do Padre, Arroio do Tigre, Gramado Xavier, Passa Sete e Vera Cruz, no Rio Grande do Sul, Canoinhas e Itaiópolis, em Santa Catarina, e São João do Triunfo, no Paraná, terão oportunidade de qualificação e renda. Inscrições vão até o dia 27 de outubro.

 O Instituto Crescer Legal abriu as inscrições para interessados em participar do curso de aprendizagem profissional em Gestão Rural e Empreendedorismo em 2025. Voltado a jovens do meio rural de regiões produtoras de tabaco, a iniciativa beneficiará São João do Triunfo, no sudeste paranaense, Canoinhas e Itaiópolis, em Santa Catarina, e cinco municípios gaúchos: Arroio do Padre, Arroio do Tigre, Gramado Xavier, Passa Sete e Vera Cruz.

Cada turma terá de 20 a 24 vagas e o curso será realizado de março a dezembro de 2025. As atividades serão no turno inverso ao da escola, de segunda a sexta-feira, durante 4 horas diárias, com uma carga total de 800 horas, sem recesso no inverno. Além da remuneração prevista pela Lei da Aprendizagem, proporcional às 20 horas semanais do curso, será oferecido uniforme e material didático, transporte escolar e alimentação conforme necessidade, bem como certificação ao final do curso.

Podem participar meninos e meninas, de 14 a 17 anos, que estejam cursando o ensino regular – a partir do 5º ano do Ensino Fundamental ou que já tenham concluído o Ensino Médio – e sejam oriundos de famílias de produtores e trabalhadores rurais, em especial produtores de tabaco, residentes nas localidades abrangidas. As inscrições vão até o dia 27 de outubro e podem ser feitas pelo link: https://bit.ly/3SgGdeu

O curso tem em seu escopo a análise detalhada das propriedades rurais, o diagnóstico do município e da região com estudo dos arranjos produtivos locais, o mapeamento de parcerias locais e alianças estratégicas, o desenvolvimento de trabalhos em grupo envolvendo as famílias e a comunidade, bem como a criação e estudo de viabilidade de um produto de gestão e empreendedorismo.

MÉTODO INOVADOR – Em parceria com os municípios por meio das Secretarias Municipais de Educação e de Assistência Social, o Programa de Aprendizagem Profissional Rural alia qualificação profissional e renda. Os participantes são contratados como jovens aprendizes pelas associadas do Instituto Crescer Legal, recebem salário proporcional a 20 horas semanais, mas ao invés de trabalharem nas empresas, participam do curso no contraturno escolar, com atividades teóricas e práticas concomitantes conduzidas pelos educadores do Instituto Crescer Legal em suas comunidades. Todas as atividades são realizadas no âmbito do curso, sem prática nas empresas contratantes dos aprendizes.

ABRANGÊNCIA DAS TURMAS 2025

Município Território abrangido
São João do Triunfo/PR Rio Baio, Barra Bonita, Cachoeira, Canudos, Faxinal dos Fabrícios, Poços e São Lourenço.
Canoinhas/SC Serra das Mortes, Rio dos Pardos, Pinheiros, Alto dos Pinheiros, Rio da Ilha, Santa Emídia, Rio da Areia do Meio, Rio Preto, Rio Pretinho, Rio da Areia de Baixo, Bonetes, Tomasi, Aparecida dos Pardos e Barreiros.
Itaiópolis/SC Secção Schneider, Rio Antinha, Wantroba, Bom Sucesso, Moema e Moeminha.
Arroio do Padre/RS Todas as localidades do município.
Arroio do Tigre/RS Cidade e localidades de Ocidental, Linha Flores, Linha Barrinha, Linha Tigre, Linha Ressaca, Linha Travessão, Linha Taquaral, Linha São Roque, Linha Limberger, Linha Rocinha, Linha Guabiroba, Morro da Lentilha, Linha Cereja, Linha Turvo e Linha São José.
Gramado Xavier/RS Pinhal São Francisco, Linha Silveira, Linha Palmeira, Costa do Rio Pardo, Volta Alegre, Pinhal Novo, Linha Santos, Linha Três Léguas, Linha São Pedro, Linha Olaria, Linha Gramado dos Francos e Centro.
Passa Sete/RS Pitingal, Baixo Passa Sete, Cidade, Taquari, Roncador, Botucaraí, Murta e Campo de Sobradinho.
Vera Cruz/RS Linha Henrique D’Ávila, Linha 2 de Dezembro, Linha Fundinho, Linha Mato Alto, Mato Alto, Linha Tapera, Coxilha do Mandelli, Vila Triângulo, Travessa Becker, Linha Capão, Linha Alta, Rincão da Serra e pontos determinados (sob avaliação) na Linha Sítio e Vila Progresso.

Observações:

– As rotas de transporte disponibilizadas pelo município por meio da parceria poderão abranger parcialmente algumas localidades.

– Residentes na zona urbana serão considerados caso possuam vínculo com o meio rural.